quarta-feira, 15 de abril de 2009

Aniquilação de Buda


O Budismo é a única religião importante, não apenas na India mas no mundo, que nega energicamente a existência de um elemento eterno no homem, um elemento capaz de um dia gozar uma beatitude sem fim. Se um ser vivo não contém nenhum elemento permanente, se não passa de um conjunto de fenómenos materiais e mentais em perpétua transformação, o que transmigra de vida para vida? Se a pessoa é formada de fenómenos em perpétua transformação, quando estes cessarem definitivamente, quando a vida do santo termina na extinção completa, quando finalmente alcança a salvação, nada mais subsiste e nada mais transmigra, e dá-se a libertação que se reduz ao total aniquilamento.

5 comentários:

  1. De acordo com tudo, excepto no que respeita a chamar-se religião. Na sua origem, os ensinamentos de Buda não podem considerar-se propriamente uma religião, mas sim uma filosofia de vida, isto é, o propósito de adquirir sabedoria e de alcançar a verdade.
    A maravilha do Budismo é a pessoa viver em harmonia consigo própria e com a natureza.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Um facto curioso: no Butão, um pequeno estado situado na base dos Himalaias, a Constituição desse país, é Budista.
    Espetacular!

    ResponderEliminar
  3. nao compreendi o texto acima, esta colocação que o budisnmo nega energicamente a existencia de um elemento eterno no homem ??!!!
    e a consciencia ?

    Taurus

    ResponderEliminar
  4. T.:O ser humano liberto de todas as prisões mundanas, e depois de ter atingido a extinção de reencarnações,é nesse momento que o entra no nirvana, morre como homem, e apenas subsiste como o nada absoluto. Para mim a consciência é eterna, mas Universal.
    L.: Pode ser uma filosofia de vida para nós Ocidentais, mas os budistas também veneram os Deuses que povoam a terra e o céu, mas também para eles os Deuses não são eternos. No budismo nenhum deus é nem pode ser eterno, nem perfeitamente feliz, nem omnipotente nem mesmo omnisciente, qualidade esta que está reservada unicamente aos budas.

    ResponderEliminar
  5. A mecânica das emoções positivas negativas; sem compreensão desta fascinação, levando hipnótico da consciência auto sabotar pelos negativos sentimentos. Limpeza é aniquilação volta equilíbrio.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails