sábado, 20 de março de 2010

Relaxar


Chama-se relaxamento o estado oposto à tensão, isto é, a ausência de contracções e esforços. Estando relaxados os músculos, os nervos que os comandam não transmitem mensagem alguma. Inactivos, como fios eléctricos desligados, por eles não transitam impulsos, possibilitando, assim, repouso aos centros nervosos. Nesta condição, os reflexos se acalmam. O corpo fica igual a um aparelho eléctrico desligado da corrente. Hoje é comum que, ao invés de comprimidos e injecções, o médico recomende: relaxe. Tem sido receitado para pessoas fatigadas,neuróticas,aflitas, com insónias, problemas cardíacos, dispépticos e convalescentes.
Nos casos de doença psicogénica (engendrada pela mente) é frequente o médico receitar: "Vá para casa. Nada de aborrecimentos. Descanse. Relaxe! "Relaxar é remédio eficaz.
Mas como é difícil! É muito mais fácil tomar certas poções abomináveis, ser picado por agulhas e engolir bolinhas. Sem o pertinaz treinamento não é possível relaxar. Digo-o (Pr. Hermógenes) para que o neófito, necessitado e de boa-fé, não venha a desanimar-se perante as dificuldades iniciais, que vai encontrar. A prática conjugada de técnicas predisponentes ao relaxamento é a maneira que de ajudar as pessoas "stressadas" a vencer tais dificuldades. Quem praticar toda série (Exercícios do livro "Yoga para Nervosos") não chegará mesmo a sentir qualquer obstáculo. Por outro lado, a contribuição das outras frentes yogaterápicas (filosófica, psicológica, fisiológica e moral) ainda mais facilitará a redução do eretismo generalizado do homem tenso e necessitado de repouso. Relaxar é afrouxar-se. É desligar-se. É abandonar-se. É derramar-se passivamente. Ausentar-se por uns instantes da ansiedade e da luta. Relaxar é economizar esforços. É despojar-se da normal e eficiente stressora auto-afirmação. Relaxar é gozar o repouso. É amolecer-se. É desfrutar os inefáveis prazeres do fazer absolutamente nada. Para um neurótico inquieto e ansioso, relaxar é difícil.

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails