domingo, 26 de abril de 2009

Mantra - Om Mani Padme Hum


Om mani padme hum é um dos mantras do Budismo; o mantra de seis sílabas do Bodisatva da compaixão: Avalokiteshvara. De origem indiana, de lá foi para o Tibete. O mantra é associado ao deus de 4 braços Shadakshari, uma das formas de Avalokiteshvara. O Dalai Lama é tido como uma encarnação de Chenrezig ou Avalokiteshvara, por isso o mantra é especialmente entoado por seus devotos e é comumente esculpido em rochas e escrito em papéis que são inseridos em rodas de oração ("mani korlo" em tibetano) para potencializar seu efeito. É o mantra mais entoado pelos budistas tibetanos. Om - fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses. O sofrimento do reino dos deuses surge da previsão da própria queda do reino dos deuses (isto é, de morrerem e renascerem em reinos inferiores). Ma - fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses guerreiros (sânsc. asuras). O sofrimento dos asuras é a briga constante. Ni - fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino humano. O sofrimento dos humanos é o nascimento, a doença, a velhice e a morte. Pad - fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino animal. O sofrimento dos animais é o da estupidez, da rapina de um sobre o outro, de ser morto pelos homens para obterem carne, peles, etc; e de ser morto pelas feras por dever. Me - fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos fantasmas famintos (sânsc. pretas). Hum - fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino do inferno. O sofrimento dos infernos é o calor e o frio.

7 comentários:

  1. Bom dia... interressante, nao conhecia esta visao deste mantra...
    preciso recita-lo mais vezes...
    Fausto... muito legal o fundo musical, esta musica de hoje é linda...
    se voce puder me dar dicas de cd com este estilo musical, por favor me indique.
    obrigado,
    grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Busca no Mixpod, no Youtube, palavras como mantra, raga, vedas, aum (om). Lá encontras informação necessária, mas posso dar ins nomes ravi shankar, krishna das, maharishi, etc. Paz.

    ResponderEliminar
  3. Adoro este mantra. OM MANI PADME HUM!
    Muitas vezes o recito e sinto que o meu coração se abre para a compaixão, para olhar o sofrimento dos outros com outros olhos. Não para baixar a minha vibração, mas sim para ajudar aumentar a vibração de quem sofre.
    Obrigado pela partilha.
    Namastê

    ResponderEliminar
  4. C:Obrigado pelo comentário, de facto este mantra bem entoado, eleva a nossa vibração, e consequentemente eleva a vibração do mundo, no fundo somos todos um. Muita harmonia e paz.

    ResponderEliminar
  5. Fausto

    Muito agradecidos por estar a divulgar o 27º Congresso Ibérico de Astrologia, a realizar-se em 2010, Portugal, Estoril.

    Bem precisamos destas ajudas.

    Saudações

    ResponderEliminar
  6. Um mantra me preenche de energia positiva, por isso me sinto melhor quando o recito, e entendo as outras pessoas como boas, gentis e simpáticas.

    ResponderEliminar
  7. Fausto

    Um prazer conhecê-lo...

    Gostei muito do seu blog. Obrigada por entrar no meu e seguí-lo, foi assim que vim aqui parar no seu também... :)

    Chris

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails