segunda-feira, 12 de outubro de 2009

As trés jóias do Tao


Os Taoístas acreditam na essência de todas as coisas (Tao - a idéia de uma grande harmonia cósmica), onde existem (no Taoísmo) duas forças, o Yin e o Yang.
A libertação plena da alma estaria no retorno do homem ao Tao. Alguns caminhos para isso seriam a meditação, a vida em harmonia e o desapego do mundo material.
Os taoístas acreditam que o homem deve viver em harmonia com a natureza por meio do Tao.
As crenças taoístas ressaltam o autodesenvolvimento, a liberdade e a busca da imortalidade.
No Tao busca-se basicamente a harmonia com a Natureza e o Universo, afirmando que os seres humanos são unos com a Criação e que tudo está em permanente mudança, em constante evolução.
No viver taoísta não existem regras estritas de conduta, pois o contacto com o Tao automaticamente coloca o praticante em harmonia com tudo e todos, tomando este as atitudes mais correctas para com seus semelhantes, de maneira natural. Os taoístas seguem a arte de Wu Wei, ou seja, a arte de deixar a natureza seguir o seu curso, sem que exista interferência humana.
O conceito de uma divindade personificada ou da criação do universo não existe para os taoístas. Assim, não tendo nenhum deus para ouvir as suas orações, procuram as respostas para os problemas da vida na meditação e na observação. A principal tarefa de uma pessoa é o desenvolvimento da virtude. As Três Jóias a procurar são a compaixão, a moderação e a humildade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails