segunda-feira, 11 de maio de 2009

Jardim Zen (O silêncio)


O artista real precisa de um longo período de silêncio antes de poder completar seu trabalho. Também poderíamos dizer que a arte nasce do silêncio. Consideramos esses objectos da arte sem palavras.
O famoso jardim de pedras Zen é um exemplo perfeito da beleza do silêncio. Se você se sentar no jardim, fique quieto e veja; então, parecerá como se você tivesse falado com o jardim. No jardim, uma conversa silenciosa acontece. Nada tem de ser explicado. O silêncio é o elemento mais importante na arte e na religião.
No zêndo, o zazen demonstra a profundidade do silêncio. No silêncio, articula-se o activo e corajoso espírito do Zen. Podemos sentir nossa energia vital. É onde o zazen começa. Se você falar sem ter experienciando o silêncio, então suas palavras são sem significado. Na fala significativa (correcta), podemos perceber se o falante respeita o silêncio.

5 comentários:

  1. Que legal, Fausto! Espero que goste do filme! E quando vir, me conte o que achou, garanto que vale a pena!

    Obrigada pela visita!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. É mesmo isso...para se contemplar qualquer obra, qualquer criação…precisamos de estar no silêncio.
    Mergulhados no silêncio de um jardim ou num recanto da natureza, observamos com mais clareza e descobrir pormenores que normalmente passam despercebidos. É nesse silêncio que nos encontramos, que nos escutamos e que muitas vezes encontramos respostas,às vezes muito simples, para o que julgamos ser um grande problema.
    Desconhecia que” …Na fala significativa (correcta), podemos perceber se o falante respeita o silêncio.” Obrigado pela partilha.
    Muita luz e paz

    ResponderEliminar
  3. Fausto,é somente no silencio que ouvimos nossa alma...Gosto demais de ficar em silencio,simplesmente ouvindo os pensamentos que vem e vão...muito lindo e reflexivo seu texto!

    ResponderEliminar
  4. É no silêncio que meditamos, que estamos próximos de nós próprios, que ouvimos a nossa voz interior, através da qual aprendemos a verdadeira realidade do silêncio.
    Se tentarmos ouvir com a máxima concentração, crescemos de silêncio.

    ResponderEliminar
  5. A comunicação com a natureza e a arte leva-nos em última analise ao silêncio e o silêncio faz-nos comungar plenamente na "nossa" natureza e sermos criativos na arte ou vida, agradeço os comentários que são sempre bem vindos. Que haja criatividade, paz, e alegria...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails