terça-feira, 12 de maio de 2009

A a Z


Quando uma palavra encontra um lugar dentro de você, traz um novo clima à sua mente, uma abordagem diferente, uma nova visão. Dê outro nome a um objecto conhecido e perceba: ele ficará imediatamente diferente.
Uma única palavra pronunciada sem pensar pode criar uma longa cadeia de sofrimento.
Uma pequena diferença, um desvio mínimo, trará muitas mudanças.
É preciso ser extremamente cuidadoso e usar as palavras apenas quando for absolutamente necessário. Evite palavras contaminadas. Use palavras novas, livres de controvérsias, que não provoquem argumentos ou discussões, que apenas expressem seus sentimentos.
Se você puder tornar-se um profundo conhecedor das palavras, toda sua vida será diferente. Suas relações serão diferentes, porque noventa e nove por cento de uma relação se dá através de palavras e gestos.
Se uma palavra causa sofrimento, raiva, conflitos, discussões, deixe-a de lado. Qual o sentido em continuar usando-a? Substitua essa palavra por algo melhor: pelo silêncio. Depois do silêncio, há o canto, a poesia, o amor...

2 comentários:

  1. A força das palavras é realmente grande.
    Acredito que as pessoas com as suas palavras e da forma como as utilizam (muitas vezes em tom crítico e agressivo) só servem para causar o seu próprio sofrimento. Às vezes, até há uma certa razão naquilo que dizem mas quem arremessa uma pedra irá receber uma igual ou ainda maior. Afinal, existem tantas coisas maravilhosas que nos podem trazer a paz que desejamos...um poema, uma música, uma canção...o amor, porquê insistir no que causa dor?
    Um texto com uma mensagem muito importante.
    Muita luz!

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente, é claro que há situações em que podemos perder o controlo, mas nesses casos o silêncio por vezes é a melhor arma (e não é de forma passiva, mas de forma apaziguadora). Saber falar, saber comunicar bem também acaba por ser uma arte de viver bem com o exterior, assim como o interior, porque no fundo são os pensamentos que se expressam através da fala. Abraços e igualmente muita luz e paz.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails