quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ego


O ego é o inferno. Sempre que você estiver sofrendo, tente simplesmente observar e analisar, e você descobrirá que, em algum lugar, o ego é a causa do sofrimento. E o ego continua encontrando motivos para sofrer.
Você é um egoísta, como todos (egos) são. Alguns são muito grosseiros, evidentes, e estes não são tão difíceis. Outros são muito subtis, profundos, e estes são os verdadeiros problemas.
O ego entra em conflito com outros continuamente porque cada ego está extremamente inseguro de si mesmo. Tem que estar - ele é uma coisa falsa. Quando você nada tem nas mãos, mas acredita ter algo, então haverá um problema. Se alguém disser: "Não há nada", imediatamente começa a briga porque você também sente que não há nada. O outro o torna consciente desse facto. O ego é falso, ele não é nada. E você também sabe isso. Como você pode deixar de saber isso? É impossível! Um ser consciente - como pode ele deixar de saber que o ego é simplesmente falso? E então os outros dizem que não existe nada - e sempre que os outros dizem que não existe nada, eles batem numa ferida, eles dizem uma verdade - e nada fere tanto quanto a verdade.
Você tem que se defender, porque se você não se defende, se não se torna defensivo, onde estará você? Você estará perdido. A identidade estará rompida. Assim, você tem que se defender e lutar - este é o conflito. Um homem que alcança o eu nunca se encontra em conflito algum. Outros podem vir e entrar em choque com ele, mas ele nunca está em conflito com ninguém.
Aconteceu um mestre Zen estar passando por uma rua. Um homem veio correndo e o golpeou duramente. O mestre caiu. Logo se levantou e voltou a caminhar na mesma direção na qual estava indo antes, sem nem ao menos olhar para trás. Um discípulo estava com o mestre. Ele ficou simplesmente chocado. Ele disse: "Quem é esse homem? O que significa isso? Se a gente vive desta maneira, qualquer um pode vir e nos matar. E você nem ao menos olhou para aquela pessoa, quem é ela, e por que ela fez isso?" O mestre disse: "Isso é problema dela, não meu." Você pode entrar em choque com um iluminado, mas esse é seu problema, não dele. E se você fica ferido nesse choque, isso também é problema seu. Ele não o pode ferir. É como bater contra uma parede - você ficará machucado, mas a parede não o machucou.
O ego sempre está procurando por algum problema. Por quê? Porque se ninguém lhe dá atenção o ego sente fome.
Ele vive de atenção.

5 comentários:

  1. Obrigada pela visita e pelas palavras doces!

    Gostei muito do post. O ego é um danadinho, hein?!

    Mas, bichinho..., é nosso escafandro na terra! O danado é que ele esquece disso e pensa que é o tal, coitadinho...!

    Mas, com consciência, vamos lembrando a ele seu real lugar, e ele torna-se um colaborador, da experiência existencial!

    Bjão!

    ResponderEliminar
  2. Para me manter imune às armadilhas do ego, o que devo fazer?

    Abraços!

    ResponderEliminar
  3. Maravilha de texto, realmente é isto, o ego é as trevas, e a consciencia a luz...
    temos que levar a luz da consciencia, as trevas internas, pois são nas trevas que a luz brilha com maior intensidade...
    boa tarde a todos...

    ResponderEliminar
  4. O Ego atira-nos para um mundo de ilusão onde todos pensam que são os melhores.
    Alimentam-se disputas, egoísmos, raivas e ódios que só quando se tem consciência que apenas somos pelo que somos e não pelo que temos vemos o mundo em que vivemos.
    Acredito que se começarmos por aprender o que é o desapego, libertando-nos de todo o controle que exercemos sobre as pessoas e as coisas, é meio caminho andado para uma tomada de consciência de quem somos na realidade. Não é fácil iniciar este caminho…mas é possível e a recompensa é uma paz enorme que nos enche a alma e nos dá força para continuar o nosso percurso na Terra.
    Muita paz e luz
    Namastê

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails