terça-feira, 6 de abril de 2010

Teologia do Hinduísmo


Tudo é Deus, e Deus é tudo: o hinduísmo ensina, como no Panteísmo, que o homem está unido com a natureza e com o universo. O universo é Deus, e estando unido ao universo, todos são deuses. Ensina também que este mesmo Deus, é impessoal. Muitos deuses adorados pelos hindus são amorais e imorais.
O mundo físico é uma ilusão: no mundo tridimensional, designado de Maya, o homem e a sua personalidade não passam de um sonho. Para se ver livre dos sofrimento (o tributo daquilo que foi feito na encarnação passada), a pessoa deve ficar livre da ilusão da existência pessoal e física.
Através do Yoga e da Meditação transcendental, a pessoa pode transcender este mundo de ilusões e atingir a iluminação, a libertação final. O hinduísmo ensina que o Yoga é um processo de oito passos, os quais levam a culminação da pessoa transcender ao universo impessoal, no qual o praticante perde o senso de existência individual.
A lei do karma: o bem e o mal que a pessoa faz, determinará como ela virá na próxima reencarnação. A maior esperança de um hinduísta é chegar ao estágio de se transformar no inexistente. Vir ser parte deste Deus impessoal, do universo.

2 comentários:

  1. Transformar-se.Atingir a iluminação.Um trabalho interior e exterior que pode se levar por tda uma existência.Tornar-se leve como a pluma. Namastê.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, e namasté, isto é mais um texto básico, mas que esclarece resumidamente o hinduísmo

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails