quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mente divida



O homem é dividido. A esquizofrenia é uma condição normal do homem - ao menos no momento actual. Pode não ter sido assim no mundo primitivo, porém séculos de condicionamento, civilização, cultura e religião transformaram o homem numa multidão - dividida, separada, contraditória... Contudo, pelo facto de essa divisão ser contrária à sua natureza, lá no fundo, escondida em alguma parte, a unidade ainda sobrevive. Porque a alma do homem é unitária, todos os condicionamentos, no máximo, só destroem a periferia do homem. O centro permanece intocado - por isso é que o homem continua a viver. Mas sua vida tornou-se um inferno.Todo o trabalho do Zen é voltado para o como desfazer-se dessa esquizofrenia, como desvencilhar-se dessa personalidade cindida, como descartar a mente dividida do homem, como tornar-se não-dividido, integrado, centrado, cristalizado. Do jeito como você está, não se pode dizer que você é. Você não tem um ser - é uma praça de mercado: muitas vozes. Quando você quer dizer "sim", imediatamente o "não" se apresenta. Sequer você consegue articular um simples "sim" com inteireza... Dessa maneira a felicidade não é possível; a infelicidade é uma conseqüência natural de uma personalidade dividida.

2 comentários:

  1. Quando o homem puder sentir o mundo como único, sem diferenciações, nem divisões, entao a sabedoria estará mais próxima.
    Com a prática intensa de budismo, quebra este condicionamento.

    ResponderEliminar
  2. Ás vezes se calhar nem é necessário uma práctica tão intensa, basta tomar consciência da sua natureza, que é una, penso eu. Abraços e Paz.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails