domingo, 26 de abril de 2009

O que é o Zen ?


O Zen, doutrina além do racional, é vida que não se detém por parâmetros dualistas: bem-mal, certo ou errado, o Zen é e basta, pois a libertação da mente não tem definição, mas tem intuição. Praticar o Zen é exprimir exemplos com gestos, poesia e versos que serão entendidos por meio da intuição e não da lógica. Este modo de vida, simplesmente activa a sua percepção dando-lhe prazer de viver e de estar vivo. No Zen não existe conhecimento particular, pois somos parte de um todo e não podemos nos pormos de fora. O básico disso tudo, é que o Zen procura agir espontâneamente assim o tornando ilógico e não racional porque não cai no engano intelectual, tendo em vista de que a vida é uma arte e como uma arte, deve ser vivida. Algumas práticas que podemos citar, faz parte da vida quotidiana do ser Zen: O Koan qué é sempre uma pergunta impossível de se responder, e o Zan-Zen é a famosa posição do guru, com o corpo erecto e pernas cruzadas em profunda meditação limpando a mente sem pensar em nada. Já as refeições consistem basicamente em arroz, cevada, verduras ( sopa ) e chá, ou mesmo cozinha macrobiótica Taoísta (yin e yang ) que representa o equilibrio dos opostos. Por tanto, uma lâmina quanto mais afiada, não garantirá o corte por muito tempo e uma gota d'água presa na mão se torna morta quando interrompida o seu fluxo. O Zen é e Basta.

3 comentários:

  1. Aprender ser Zen é muito bom e útil.abraços,chica

    ResponderEliminar
  2. Muito aconchegante sua página,gosto de passar por aqui, exala harmonia e bons conhecimentos nessa dificil arte da meditação, as mentes conturbadas de pseudos racionais pensamentos.Um beijo Lu

    ResponderEliminar
  3. Zen serve para tudo o que se faz na vida, ter atitude mental. É fazer uma coisa de cada vez, em plena consciência. Através da meditação alcança-se um estado de perfeita limpeza dos pensamentos.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails