sexta-feira, 8 de maio de 2009

Escravidão ou Liberdade


Ninguém é corajoso o suficiente para ficar só. Você precisa de alguém. Porque é que você precisa de alguém? Você tem medo de sua própria solidão, você fica entediado consigo mesmo. E realmente, quando você está sozinho, nada parece ter sentido. Com alguém, você fica ocupado e cria sentidos artificiais a sua volta. Você não precisa viver para si mesmo, então começa a viver para uma outra pessoa. E o mesmo, é o caso com a outra pessoa... ele ou ela não pode viver só, então procura alguém. Duas pessoas com medo de suas próprias solidões se juntam e começam a jogar um jogo de amor. Mas no fundo ela estão procurando apego, compromisso, cativeiro. Directamente não se pode pedir por escravidão, é muito humilhante. E directamente não se pode dizer a alguém: "Torne-se meu escravo" . A pessoa se revoltaria! Nem se pode dizer: " Quero me tornar seu escravo". Assim, você diz: "Não posso viver sem você". Mas o significado está presente, ele é o mesmo. E quando o desejo real é satisfeito, o amor desaparece, o amor falso. Então você sente o cativeiro, a escravidão, e começa a lutar para se livrar. Lembre-se disto este é um dos paradoxos da mente: tudo o que você obtém, você se entedia, e tudo que você não obtém, você o almeja. Quando está só, almeja alguma escravidão, algum cativeiro. Quando está aprisionado, começa a almejar e ansiar pela liberdade.

4 comentários:

  1. Então lhe pergunto....
    como eliminar e se libertar deste medo ?
    Parabéns pelo blog.... ele se diferencia
    dos outros... pela força e pela objetividade.
    abraços,
    Arnaldo

    ResponderEliminar
  2. É necessário as pessoas trabalharem o desapego.
    Enquanto a mente pensar que são os outros que lhe dão felicidade, que lhe dão o amor de que necessitam, que o tiram da solidão que sentem....nunca mais se livram dessa insatisfação permanente.
    Todas as respostas estão dentro de nós. Apenas SER em vez de TER, ouvir a voz do seu coração, fazer uma limpeza profunda à mente é um bom começo para se viver em perfeita harmonia consigo próprio e com o mundo.Gozar a liberdade é das coisas mais maravilhosas da vida.
    Uma reflexão com muito sentido.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O Amor precisa sempre de espaço para respirar, penso eu, amar o outro passa tb por lhe dar espaço. Muita paz e amor ...

    ResponderEliminar
  4. Sabias palavras Canduxa, somente limpando a mente de tudo que é negativo, iremos viver em harmonia...
    obrigado,
    bom fim de semana...
    Arnaldo

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails