sexta-feira, 1 de maio de 2009

Esvaziar os armários


Um problema é um problema, mesmo que se trate de uma mulher sensacional, um homem maravilhoso ou um grande amor que se acabou. Por mais lindo que seja ou tenha sido, se não existir mais sentido para ele em sua vida, deve ser suprimido.
Muitas pessoas carregam a vida inteira o peso de coisas que foram importantes no passado, mas que hoje somente ocupam espaço - um lugar indispensável para criar a vida.
Os orientais dizem:
"Para você beber vinho numa taça cheia de chá, é necessário primeiro jogar fora o chá para, então, beber o vinho."
Ou seja, para aprender o novo, é essencial desaprender o velho.
Limpe a sua vida, comece pelas gavetas, armários até chegar às pessoas do passado que não fazem mais sentido estar ocupando espaço em sua mente. Vai ficar mais fácil ser feliz.

13 comentários:

  1. Lindo e essa renovação e limpeza é tremendamente necessária! um abraço, bom feriado,chica

    ResponderEliminar
  2. Aceito que isso aconteça em algumas pessoas. Não consigo é compreender como é possível as pessoas deixarem de fazer sentido na nossa vida. É um desperdício! Só consigo entender que as pessoas nunca são descartáveis. Há aquelas que nos fazem falta todos os dias e aquelas em que nos basta cumprimentar uma vez por ano.

    ResponderEliminar
  3. Acho que, de facto, é importante conseguirmos deixar de escutar algumas vozes do passado, para podermos seguir em frente!
    Mas não penso que "desaprender" o que ficou para trás seja bom ou sequer possível! Todas as aprendizagens (mesmo as dolorosas) que tivemos a oportunidade de desenvolver ao longo da nossa história de vida são essenciais para continuarmos a construir um caminho que seja significativo para nós!
    Julgo que seja importante ultrapassar obstáculos antigos que estejam a impedir o nosso progresso, mas não esquecê-los: pois é através das nossas experiências que descobrimos a nossa identidade e continuamos a descobrir-nos dia-a-dia :)

    ResponderEliminar
  4. Aqui o texto refere a situações que nos marcaram, e continuam a marcar, mas por vezes acho que é puro saudosismo, mesmo que aja pessoas que nos marcaram, o que é naturalíssimo. Aqui o "desaprender" é libertar-se de memórias que já existiram, que foram boas , ou más , mas já não mais existem, mas no fundo ainda nos marcam.(Acho eu) . Muita Paz e alegria :)

    ResponderEliminar
  5. Fausto,bela msg!Realmente essa faxina precisa ser feita de vez em quando,para não acumularmos o que não interessa mais e atravanca nosso passo...abraços,

    ResponderEliminar
  6. O mais difícil no processo de crescimento é isso lagar o velho!

    Obrigada pela visita! Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Oi Fausto,

    Deixa-me ir deixar o passado ,digo a mim mesma.
    Todos os dias.
    Todos os dias.
    Bom demais passear por aqui.Ser a música do agora.

    Sempre benvindo no estar sagrado do blogue que assino.

    Luz,Paz e Amor

    Cris

    ResponderEliminar
  8. O fluir da vida pode trazer
    furacões, terremotos e outras calamidades,
    mas, quando o Amor existe,
    atravessamos todas elas
    com um sentimento de invulnerabilidade.

    bom fim de senana
    um beijo

    ResponderEliminar
  9. ACASO

    "Cada um que passa em nossa vida,
    passa sozinho, pois cada pessoa é única
    e nenhuma substitui outra.
    Cada um que passa em nossa vida,
    passa sozinho, mas não vai só
    nem nos deixa sós.
    Leva um pouco de nós mesmos,
    deixa um pouco de si mesmo.
    Há os que levam muito,
    mas há os que não levam nada.
    Essa é a maior responsabilidade de nossa vida,
    e a prova de que duas almas
    não se encontram ao acaso. "

    Antoine de Saint-Exupéry

    Bom Final de Semana e obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  10. Não é fácil esvaziar uma "gaveta". Quando temos empatia por alguém que está na vida da gente e, por motivos alheios que nos leva a afastar-mos, é difícil suprimir.
    Libertar-mo-nos dessas memórias, mesmo que seja suavemente, fica sempre um restinho de espaço na mente, mesmo que sejam somente lembranças.

    ResponderEliminar
  11. Sabe como é dificil deixar todas as coisas que fizeram parte do passado. E o pior , que deixando o velho vamos ser felizes e não conseguimos..por que será???Um abraço...

    ResponderEliminar
  12. Eu penso que é o contrário: As memórias existem sempre; podem é já não nos marcar. O esvaziar, ou "dezaprender", só é possível para recordações longínquas, pelo motivo acima: porque já não nos marcam. Mas sendo assim também não há motivo para esvaziar o armário. As marcas vão diminuindo com o tempo.
    O que seria lógico era fazer o esforço, sim, porque "suprimir" exige algum esforço, para suprimir aquilo que ainda nos marca de alguma maneira desagradável ou com dor. Não consigo aceitar de ânimo leve suprimir uma pessoa, ou a memória dela, ou a marca dela, da minha vida simplesmente para dar lugar a outra, por falta de espaço. A menos que essa marca seja mesmo má.
    As marcas boas de pessoas do passado não ocupam um espaço que não faz sentido. Antes pelo contrário: fico feliz por ter conhecido todas as pessoas do meu passado, que me marcaram de modo positivo, mesmo que já não converse com elas há décadas. Se eu pus o chá numa chávena e agora quero beber vinho, o que tenho a fazer é procurar outra chávena. Confio que tenho espaço mental para não ter que deitar fora o chá.

    ResponderEliminar
  13. Agradeço a todos os comentários, e um óptimo fim-de-semana, cheio de Paz e Amor.:)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails