quarta-feira, 20 de maio de 2009

Você pode se enganar com a meditação


Muitas pessoas parecem estar interessadas em meditação mas esse interesse não pode ser muito profundo, porque tão poucas são transformadas através dela. Se o interesse for realmente profundo, ela se torna um fogo por si mesmo. Ela o transforma. Apenas através do intenso interesse, você começa a se tornar diferente. Um novo centro de ser aflora. Tantas pessoas parecem estar interessadas, mas nada de novo surge nelas, não nasce nenhum centro, nenhuma cristalização é obtida. Elas permanecem as mesmas. Isso significa que elas estão se enganando. O engano é muito subtil, mas obrigatoriamente está aí. Se você continua a tomar o remédio, a fazer o tratamento e a doença permanece a mesma - é bem ao contrário, a doença continua a aumentar - então, o seu remédio, e o seu tratamento têm de ser falsos. Talvez lá no fundo você não queira ser transformado. Esse medo é muito real - o medo da transformação. Então, na superfície, você continua a achar que está profundamente interessado mas, no fundo, continua a se enganar. O medo da transformação é exactamente como o medo da morte. É uma morte porque o velho terá que ir embora e o novo terá de vir. Você não estará mais aí, alguma coisa totalmente desconhecida de você nascerá a partir de você. A menos que esteja pronto para morrer, o seu interesse na meditação é falso porque somente aqueles queestão prontos para morrer irão renascer. O novo não pode ser uma continuidade com o velho. O velho tem de ser descontinuado. O velho tem de ir embora. Somente então o novo pode vir a ser. O novo não é um crescimento a partir do velho, o novo não é contínuo com ele - o novo é totalmente novo. E ele vem apenas quando o velho morre. Existe uma brecha entre o velho e o novo - esta brecha lhe dá medo. Você está com medo. Você quer ser transformado mas, ao mesmo tempo, quer permanecer o velho. Esse é o engano. Você quer crescer mas você quer permanecer sendo você. Assim o crescimento é impossível; assim você pode apenas se enganar; assim você pode continuar pensando e sonhando que alguma coisa está acontecendo, mas nada vaiacontecer porque o ponto básico se perdeu.

3 comentários:

  1. ganhou uma nova seguidora e uma nova fã só por este texto eu sou praticante da LDA e posso dizer que é possivel alguem mudar da agua pro vinho e fazer milagres na propria vida, só é necessario dizer adeus a tudo

    ResponderEliminar
  2. Pois é mesmo assim.
    Quando iniciamos um processo de transformação precisamos de deixar muita coisa para trás. Às vezes, até se perdem amigos para que outros, de vibração semelhante à nossa, possam aparecer. Só Meditar não dá mesmo…é um engano.
    Quando iniciei o meu processo de transformação tive de ter muita força para deixar ir aquilo que eu pensava ser o mais importante da minha vida. Hoje sinto-me livre, leve e a meditação, para mim, é mais para me sentir mais perto do meu EU. Fazer uma revisão de tudo o que acontece e perceber porquê. É como limpar a mente e no dia seguinte renascer.
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Fausto,interessante e reflexivo texto!Minha cabeça deu mil voltas...rsss...ainda estou engatinhando,mas chego lá!Abraços,

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails