quarta-feira, 24 de junho de 2009

Através da parte nunca se encontra o todo


Só os indivíduos amadurecidos encontrarão a Verdade. Aquele que alcançou a maturidade não segue caminho algum, seja o caminho dos Adeptos, seja o caminho do saber, da ciência, do devotamento ou da acção. O homem que foi posto num determinado caminho, não está amadurecido e não encontrará, jamais, o Eterno, o atemporal... Aqueles de nós que estão seguindo determinados caminhos, tem interesses adquiridos, interesses mentais, emocionais e físicos, e esta é a razão porque achamos tão difícil o amadurecer; como nos será possível abandonar aquilo que estamos apegados há trinta ou quarenta anos?... Mas, vós vos entregastes a uma organização, da qual sois presidente, secretário ou simples membro... O homem que se entregou a um determinado caminho ou norma de acção, está preso a sistemas, e não encontrará a Verdade. Através da parte nunca se encontra o todo. Através de uma estreita fenda da janela, não podemos ver o céu, o céu maravilhoso e brilhante, e só pode ver com clareza o céu o homem que está de fora, longe de todos os caminhos, de todas as tradições, e nesse homem há esperanças...

5 comentários:

  1. enxergue com os olhos do coração eles não costumam mentir

    ResponderEliminar
  2. Fausto,um ótimo texto!Somente aquele que é livre alcança a libertação!Abraços,

    ResponderEliminar
  3. a verdade só se apresenta a nós quando seguimos o nosso coração, ou a nossa intuição, tudo o resto são caminhos ou trilhos que são como sinais, que podem ajudar de facto, mas não são a nossa meta ou destino. só se é livre quando tudo o que aprendemos deixa de ser aprendizagem e passa a ser parte integrante da nossa vida, Abraços e muito carinho.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite,

    A verdadeira liberdade não existe...vai sempre colidir com a liberdade do "outro".
    Ninguém pode estar/ficar fora ...nós pertencemos a um todo que faz parte o Universo. Se cai um cabelo de nossa cabeça...todo o universo sabe que essa madeixa caíu.
    Portanto nada é fraccionado...nada é isolado...
    Penso
    Mer

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails