segunda-feira, 27 de julho de 2009

Estado de Não Mente


A mente não pode ficar quieta. Ela precisa estar continuamente a pensar, preocupando-se. A mente funciona como uma bicicleta: se você segue pedalando, ela continua; no momento em que você pára de pedalar, você cai. A mente é exactamente como uma bicicleta; e o seu pensar é o constante pedalar. E quando algumas vezes você esteja um pouco silencioso, imediatamente você começa a preocupar-se : "Por que estou tão silencioso?". Qualquer coisa servirá para criar pensamento, preocupação, porque a mente só poderá existir correndo, sempre correndo, atrás de alguma coisa ou correndo de alguma coisa, mas sempre correndo. Na corrida está a mente. No momento em que você pára, a mente desaparece. Entretanto, a menos que você seja capaz de pôr a mente toda de lado e perceber o mundo directamente, instantaneamente, com a sua consciência, você nunca será capaz de perceber a verdade. Neste mundo a coragem é colocar a mente de lado. A conquista maior é conseguir perceber o mundo sem a barreira da mente, simplesmente como ele é. E ele é tremendamente diferente, incrivelmente belo, sem as distinções que a nossa mente cria. Assim, somente uma pessoa em estado de não-mente saboreia a vida na sua totalidade. E esta é toda a arte da vida. Viver sem nenhuma distinção, sem nenhuma discriminação, sem nenhuma escolha. O estado de não-mente é o estado de êxtase. O estado de não-mente é o estado do fluir da vida.

3 comentários:

  1. Olá, boa tarde,

    Gostei muito da comparação e da imagem da bicicleta...
    Não me vou mais esquecer desta analogia. Também já li que a mente é comparável a um elástico que se pode esticar até ao infinito, tal como uma bicicleta que nunca pára de rolar.
    Bem-haja
    Mer

    ResponderEliminar
  2. este estado é tão natural, que muitas pessoas desenvolvem neuroses, só por não se encontrarem no silêncio, mas para quem pratique meditação, ou simples observação da natureza consegue sentir o silêncio que abarca toda a natureza . Abraços e Paz.

    ResponderEliminar
  3. Me encanta la meditación,el encuentro con mi alma y espiritu,siempre en Unión de la Naturaleza,es una de las formas de amar........Besos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails