quinta-feira, 9 de julho de 2009

Mente simples


A única mente que pode enxergar a vida de maneira transformada é a simples. O dicionário define simples como "tendo ou sendo composto por apenas uma parte". A percepção consciente pode absorver uma multiplicidade de coisas, da mesma forma como o olho consegue captar muitos detalhes ao mesmo tempo. Mas em si mesma a percepção consciente é uma coisa só. Ela permanece inalterada, sem acréscimos ou modificações. A percepção consciente é completamente simples; não temos de acrescentar nada, nem de modificá-la. É despretensiosa e isenta de arrogância. Não pode evitar de ser assim, a percepção consciente não é uma coisa, para ser afectada por isto ou aquilo. Quando vivemos a partir da pura percepção consciente, não somos afectados por nosso passado, nem pelo presente, nem pelo futuro. Uma vez que a percepção consciente nada tem que possa servir-lhe de fingimento, é humilde. É modesta. Simples.

3 comentários:

  1. Fausto,é verdade!De que adiantam mil diplomas na parede se a mente vive inquieta,nunca serena?Excelente texto!Abraços,

    ResponderEliminar
  2. Quanto temos a consciência desperta , tudo se apresenta simples, como tudo na vida , abraços.

    ResponderEliminar
  3. Continuando...

    Já estive mais "simples"... agora sinto que regredi...com tanta maldade ...sinto que não sou a mesma ...mas para pior...e isso desgosta-me profundamente e esforço-me imenso para que o meu EGO não ganhe essa batalha!
    Mer

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails