sexta-feira, 3 de julho de 2009

Destino


Mullá, qual é o significado do destino?"
"Suposições."
"Em que sentido?"
"Você supõe que as coisas irão bem e elas não vão - a isto se chama azar. Supõe que as coisas irão mal e elas não vão - a isto se chama sorte. Supões que certas coisas irão ou não acontecer - e na mais absoluta falta de intuição, não se sabe o que irá acontecer. Você supõe que o futuro é desconhecido." "Quando se é surpreendido - a isso chama Destino."

3 comentários:

  1. Olá Fausto,

    Destino diz respeito a ordem natural estabelecida do Universo. Geralmente são acontecimentos provocados ou desconhecidos. O destino (algo não-explicável no âmbito do conhecimento, homo sapiens), assim também, como a responsabilidade dada às divindades para tais acontecimentos.

    Ora vejamos, quando estamos felizes desenvolve-se um optimismo frenético do Ser que contagia as coisas e os outros à nossa volta. As cores brilham mais forte, o Sol parece maior e, sentimos o perfume da vida. A pele brilha e resplandece de emoções. Os olhos serenos também sorriem e perspectivam a realização do Ser. O corpo húmido e hidratado abre-se e rende-se à penetração da total satisfação dos prazeres da vida. O nosso corpo e alma ficam em alvoroço permanente com a presença dos outros que nos enchem de vida, é o perfeito encantamento do Ser.
    Quando nos sentimos tristes e infelizes as tonalidades da vida têm uma percepção estranha. As más experiências trazem-nos amargura e azedume ficamos enraivecidos e parece que o destino nos persegue. Perdemos a alegria de viver e a tolerância dos outros, tudo nos parece negro, vivemos num fosso sem saída. Sentimos o coração apertado e a alma morta, porque parte de nós morreu para a vida e não vale a pena viver. A nossa sensibilidade para a cor, para o brilho e para as emoções desvanecem-se, vivemos na escuridão do Ser. Os outros , à nossa volta, são ignorados, dispensamos a sua presença, não ouvimos as suas preces e esquecemos de nos entusiasmar de novo. O olhar torna-se vazio e distante. Ficamos insensíveis às coisas bonitas da vida e ninguém nos pode salvar, é o abandono desesperado da vida.

    Um abraço,
    Lumenamena

    ResponderEliminar
  2. belo texto, muito agradecido ,cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Continuando,

    Penso...que há coisas que escolhemos antes de chegar a este mundo terra...penso que é uma cadeia que tudo tem a ver com o nosso antes...que envolve família, lugares um sem fim de outras vidas...penso que também com a nossa atitude perante a vida...fazemos parte de nosso destino...penso que essas atitudes e acções também são o "destino"...
    Grande confusão e salganhada que para aqui coloquei...
    Mer

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails