sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A Criança Interior


O espírito brincalhão é uma das partes mais reprimidas dos seres humanos. Todas as sociedades, culturas e civilizações têm sido contra o espírito brincalhão porque a pessoa brincalhona nunca é séria. E a não ser que a pessoa seja séria, não é possível dominá-la, não se consegue fazer com que ela se torne ambiciosa, que deseje poder, dinheiro e prestígio. A criança nunca morre em quem quer que seja. Ela não morre quando você cresce; a criança permanece. Tudo o que você foi, ainda está aí dentro. E assim permanecerá até seu último suspiro. Mas a sociedade sempre tem medo de pessoas não-sérias. Pessoas não-sérias não terão ambição por dinheiro ou por poder político. Elas irão curtir mais a existência. Mas, curtir a existência não irá lhe trazer prestígio, não o tornará poderoso, não irá satisfazer o seu ego, e todo o mundo do homem gira ao redor da idéia do ego. O espírito brincalhão é contra o seu ego. Você pode experimentar e ver. Simplesmente brinque com crianças e você perceberá que seu ego estará desaparecendo e que você estará se tornando uma criança novamente. Isto é verdadeiro não apenas para você. Isto é verdadeiro para qualquer um. Porque a sua criança interior foi reprimida, você reprimirá as suas crianças. Ninguém permite que suas crianças dancem, cantem, gritem ou pulem. Por motivos corriqueiros: talvez alguma coisa possa ser quebrada, talvez elas possam molhar a roupa na chuva se correrem lá fora. Por estas pequenas coisas, uma grande qualidade espiritual - o espírito brincalhão - é totalmente destruída. A criança obediente é elogiada pelos seus pais, pelos professores, por todo mundo, enquanto a criança brincalhona é condenada. O seu espírito brincalhão pode ser absolutamente inofensivo, mas ele é negado porque potencialmente existe um perigo de rebelião. Se a criança continuar crescendo com total liberdade para ser brincalhona, ela vai acabar sendo um rebelde. Ela não será facilmente escravizada, ela não se alistará facilmente num exército para destruir pessoas ou ser destruída.

4 comentários:

  1. Se todos nós trouxessemos dentro de nós esta pureza de espirito que é de uma criança, talvez julgássemos menos, condenássemos menos e vivessemos mais leves, mais alegres e fossemos menos carrancudos e duros nas nossa atitudes.
    um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Concorco com a Julimar......

    Muito obrigado pela visita no meu blog, conto com sua amizade...

    Tenha um ótimo final de semana,
    abração

    ResponderEliminar
  3. nÓS SOMOS CRIANÇAS FINGINDO QUE SOMOS ADULTOS, eSTAR COM UMA CRIANÇA, É PARAR NO TEMPO, É APRECIAR COISAS SIMPLES, E DEGUSTAR O TEMPO PRESENTE, NO FUNDO É UMA MARAVILHA, abraços e muita paz...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails