sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Tao


É um principio inimaginável, inenarrável, eterno e absoluto, que não pode ser compreendido, já que qualquer tentativa de classificá-lo cria uma dicotomia que não pode existir em algo Eterno e Absoluto. Por isso é que os mestres zen muitas vezes assustam os seus discípulos. O susto leva a uma paralisação do pensar. A consequência é sentir, perceber, ver. É normalmente traduzido como Caminho ou Via, mas apenas por parecer ser “o melhor que se pôde arranjar”.
O Homem nasceu do Tao, mas depois começou a desviar-se dos seus atributos, ou seja, perdeu a Virtude - o saber como Caminhar.
O que vitaliza o universo são dois princípios ou substâncias que combinados são o Tao: o Yang (luz, calor, criativo, masculino) - que existe especialmente concentrado no Céu - e o Yin (sombra, frio, receptivo, feminino) - que existe especialmente concentrado na Terra.
Os deuses, ou qualquer concepção humana de uma entidade divina não passa de uma manifestação do Tao. O objetivo de cada crente é a unificação com o Tao.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails