terça-feira, 22 de setembro de 2009

Como evitar o stress


Existem três componentes em qualquer experiência: há o estímulo externo, uma interpretação interna e uma resposta biológica do corpo. Então, considerando essas três coisas, podemos dizer que talvez possamos mudar o ambiente e, algumas vezes, isso é possível, outras, não. Se ficar preso num engarrafamento, e lhe causa muito stress, então você pode mudar o ambiente, pode sair para trabalhar mais cedo, ou ir trabalhar mais tarde, mudar de emprego ou de casa. Então, primeiro você pergunta: "O que posso fazer para mudar o que vejo como uma ameaça para mim e para o ambiente? Como posso mudar o estímulo externo?" A segunda coisa que se pode fazer é dizer: "Muito bem! Não posso mudar o estímulo externo; o que posso fazer para reinventá-lo, para mudar o contexto do estímulo, para entender a oportunidade no seu bojo?" Por outras palavras, como posso fazer uma limonada só tendo os limões? Então, isso é reinventar, reinterpretar, mudar o contexto, e existem muitas maneiras cognitivas e perceptivas de fazer isso. A terceira coisa que se pode fazer é mudar sua resposta biológica. Você não muda o estímulo, não muda o contexto, mas pode mudar sua resposta biológica aprendendo a relaxar o seu corpo ou aquietar a sua mente. É aí que coisas como o treinamento autógeno, a reflexologia, o relaxamento muscular progressivo, a massagem, a meditação e técnicas psicofisiológicas assumem um papel importante. Não há qualquer resposta pronta para todo o mundo, mas quando você observa uma pessoa, você vê como a vida dela está transcorrendo, e você a ensina a como assumir a responsabilidade pelas suas emoções, como vivenciá-las, identificá-las, exprimi-Ias, libertá-las, compartilhá-las, e como celebrar a experiência de vida sem criar intoxicação emocional e turbulência tóxica no seu sistema de mente-corpo.

3 comentários:

  1. Tudo isto é verdade. Acho que a forma mais fácil é mudar a forma-pensamento, direcionando-a para a calma, a tranquilidade e a paciência. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. É simples assim...vixi....belo post.

    ResponderEliminar
  3. Atenciosamente vos escutei, o stress pode ser complicado por vezes de resolver, mas há coisas "tão básicas" na vida
    , que nos fazem esquecer o stress, basta ter consciência de uma situação stressannte, e ao deparar com este desafio, saber enfrentá-lo, como se fosse uma aventura, um desafio á nossa capacidade de resistência, abraços a todas, e muita paz...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails