segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Da observação à não-mente


A meditação abrange uma peregrinação muito longa. Quando se diz que a 'meditação é testemunhar', isto é o começo da meditação. E quando se diz que a 'meditação é não-mente', isto é o encerramento da peregrinação. Testemunhar é o começo, e não-mente é a realização. Testemunhar é o método para alcançar a não-mente. Naturalmente, que você sente o testemunhar mais fácil, pois ele está próximo de você. Mas testemunhar é como uma semente, existe um longo período de espera. Não apenas espera, mas confiança de que a semente vai brotar, que ela vai se tornar um arbusto, que um dia a primavera virá e o arbusto irá florescer. Não-mente é o último estágio do florescimento. Semear as sementes, naturalmente é muito fácil, está nas suas mãos. Mas fazer com que as flores apareçam está para além de você. Você pode preparar todo o solo, mas as flores surgirão por elas mesmas; você não consegue forçá-las a aparecer. A primavera está além do seu alcance, mas ela vem, isso é absolutamente garantido; e se a preparação for perfeita... É perfeitamente bom o jeito como você está a ir. Testemunhar é o caminho e você está a começar a sentir, uma vez ou outra, momentos sem pensamentos. Esses são vislumbres da não-mente. ...mas, só por uns momentos. Lembre-se de uma lei fundamental: aquilo que pode existir por um momento também pode se tornar eterno. Você não dispõe de dois momentos juntos, mas sempre de um momento. E se você puder transformar um momento num um estado de não pensamento, você está a aprender o segredo. Então não haverá obstáculos, nenhuma razão para que você não possa mudar o segundo momento que também virá sozinho, com o mesmo potencial e a mesma capacidade.

3 comentários:

  1. ..."aquilo que pode existir por um momento também pode se tornar eterno."

    Meu ser interior é simplesmente o céu interior. O céu está vazio, mas é este céu vazio que contém todas as coisas, toda a existência, o Sol, a Lua, as estrelas, a Terra, os planetas. É o céu vazio que dá espaço para tudo aquilo que existe. É o céu vazio que está por trás de tudo aquilo que existe. As coisas e os momentos passam, mas o céu permanece o mesmo.
    Com a meditação se passa o mesmo.

    Um bem haja,
    Lumenamena

    ResponderEliminar
  2. É aprender a conhecer a si mesmo...por dentro...

    ResponderEliminar
  3. De facto a não-mentre está sempre presente em nós, e em tudo o que nos e rodeia, só que os nossos pensamentos é que obstruem muitas vezes a mente, mas na meditação quando atingimos, por vezes nem sempre, aquele estado de não mente, sente-se uma energia enorme, um bem estar enorme, é como saí-se um peso das costas, e aí temos o dislumbre da nossa verdadeira realidade. Muita paz a todos, abraços...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails