quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Aventura


O Zen diz que a verdade não tem nada a ver com autoridade, que a verdade não tem nada a ver com tradição; que a verdade não tem nada a ver com o passado: a verdade é uma realização radical, pessoal. Você precisa de conquistá-la. O conhecimento oficial é uma coisa segura; a busca do conhecimento pessoal, porém, é muito, muito arriscada. Ninguém pode garantir o resultado. Se você me (Osho) perguntar se posso garantir alguma coisa, direi que não posso garantir-lhe nada. Só posso garantir o perigo - isso é certo. Só posso garantir-lhe uma longa aventura, com todas as possibilidades de dar errado e de nunca se atingir a meta. Uma coisa, porém, é certa: a própria busca irá ajudá-lo a crescer. Só posso garantir-lhe o crescimento. O perigo estará lá, o sacrifício estará lá; você estará mergulhando a cada dia no desconhecido, em terreno inexplorado, e não haverá nenhum mapa a seguir, nenhum guia para acompanhar. Sim, há milhões de riscos e você poderá desviar-se, poderá perder-se, mas é esta a única maneira de crescer. A insegurança é a única senda para o crescimento, enfrentar o perigo é a única forma de crescer, aceitar o desafio do desconhecido é o único caminho para se crescer.

2 comentários:

  1. A verdade pode ser um passo para a paz interior. Este, pode expandir-se ou reduzir-se e é importante observar: Os passos em direcção interior não são realizados em qualquer ordem específica. O primeiro passo para uma pessoa, pode ser o último para outra pessoa. Assim, realizar aqueles passos que nos pareçam mais fáceis, para realizar outros, para encontrar harmonia nas nossas vidas.
    A primeira preparação, é encontrar a atitude correcta diante da vida, ou seja, parar de fugir e tocar a "espuma das águas".
    Simplesmente, dispôr-mo-nos a encarar a vida de frente e mergulhar para além da superfície da vida, onde as verdades e as realidades podem ser encontradas. É isto que devemos fazer.

    Abraços,
    Lumena

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do comentário, principalmente a parte de "encarar a vida de frente e mergulhar para além da superficie", abraços e um óptimo fim-de-semana.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails