segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Por que existe sofrimento?



Todo sofrimento é fruto de esquecimento de Deus.

Porque sofro eu? Talvez seja por causa do meu corpo. É o meu corpo que sofre quando está quente demais ou frio demais. É o meu corpo que experimenta a fome e a sede. Quando ossos se quebram, os músculos ficam doridos ou sou atacado por um vírus, é o meu corpo que está a sofrer.
Ou talvez seja a minha mente. A minha mente é que tem temores e anseios. É a minha mente que tem que lidar com desejos, frustrações e decepções.
Mas de acordo com as escrituras védicas, o corpo e mente são apenas coberturas grosseiras e subtis da alma. A alma, o nosso verdadeiro “eu”, nunca fica com calor ou frio, nunca se quebra ou fica dorida. Mas quando o espírito se identifica com o corpo, esquecendo-se da sua real posição, aí abrimos o caminho para todo tipo de sofrimento.
Todos querem ser felizes. Essa é a natureza da alma. A alma tem três qualidades básicas: é eterna, plena de conhecimento e bem-aventurada. Por isso é que não queremos sofrer ou morrer, e é por isso que somos curiosos sobre o mundo a nossa volta. Mas existe um problema: como pode um ser espiritual ser feliz num mundo material?
Se tirarmos um peixe da água, não importa que tipo de arranjo se faça para o seu conforto, o peixe irá sofrer. O peixe morrerá. E como somos seres espirituais, por natureza não podemos ser verdadeiramente felizes no mundo material, que é descrito por Deus como sendo um lugar temporário e cheio de misérias.
Quanto mais esquecidos de Deus estamos, e quanto mais distante do Divino são os nossos desejos e actividades, mais sofremos. Temos o livre arbítrio e, portanto, temos que encarar os resultados das nossas escolhas. Isso se chama a Lei do Karma.
Mas com uma visão correcta sobre o verdadeiro “eu”, o corpo, o mundo material e Deus, podemos aprender a elevar-nos além da identificação corpórea, mesmo enquanto habitamos neste corpo. Consequentemente, conseguimos gradualmente tornar-nos imunes ao sofrimento e, por fim, cessá-lo totalmente, restabelecendo nossa posição espiritual pura original.

2 comentários:

  1. Curioso este texto...por outras palavras,eu diria:-Antogonico!
    E então, Deus esqueceu-se não so do sofrimento do ser humano por ter que comer o peixinho,tal como do sofrimento do peixinho,por ter que nos servir de alimento???
    Estranho DEUS...o "nosso"!!!

    ResponderEliminar
  2. PARTE-SE DO PRÍNCIPIO QUE TODO SER VIVO SOFRE, QUANDO É TIRADO DO SEU MEIO NATURAL, MAS ESSA FOI BOA :) PAZ.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails