domingo, 24 de janeiro de 2010

Ciência e Religião


A vida não é um problema, a não ser um mistério. Para a ciência, a vida é um problema, mas para a religião é um mistério. Um problema pode ser resolvido; um mistério não pode ser resolvido; pode ser vivido, mas não pode ser resolvido. A religião não oferece nenhuma solução, nenhuma resposta. A ciência oferece respostas; a religião não tem nenhuma. Esta é a diferença básica, e antes de fazer algum esforço para compreender o que é a religião, terá que compreender profundamente esta diferença básica no enfoque mesmo de uma mente religiosa e uma mente científica.
Quando digo (Osho) que a ciência considera a vida como um problema, como algo que se
pode resolver, todo o enfoque se volta-se para o intelectual. Então implica-se a mente, não a si.
Você fica fora disso. A mente manipula, a mente aborda, a mente penetra e analisa. A mente argumenta, dúvida, experimenta, mas você como totalidade, fica fora disso. Daqui este fenómeno tão estranho pode ser que um cientista seja um intelectual muito certo no que respeita ao seu departamento de investigação, mas na vida corrente será um ser humano tão corrente como qualquer; nada especial. Pode ser que seja um génio no seu próprio ramo de conhecimento, mas na vida é corrente.

2 comentários:

  1. O importante é acreditar um algo maior pois o Deus é o mesmo, mas tem que sentir, paz.

    ResponderEliminar
  2. é verdade, podemos dizer que somos religiosos, mas se não presenciarmos a sua presença nunca poderemos ser religiosos, aqui neste neste Osho aborda o assunto da nossa racionalidade, que por vezes leva-nos a ser nilistas, a vida só por si já e bela, para quê raciocinar demais sobre ela, precisa-se vive-la, abraços ...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails