terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Conhece que conhece e o conhecido


Cada coisa é percebida mediante o conhecimento. O ser brilha no espaço mediante o conhecimento. Percebe um ser como o que conhece e o conhecido. Sempre que se conhece algo, conhece-se mediante o conhecimento. O objecto chega a sua mente mediante a faculdade de conhecer. Ao mirar uma flor, sabe-se que isso é uma rosa. A rosa está aí e você está dentro. Algo de ti vai à rosa, algo de ti é projectado à rosa. Alguma energia sai de ti, vai à rosa, toma a sua forma, cor e aroma, e volta e te informa que isto é uma rosa.
Todo conhecimento, independentemente de qual seja, revela-se mediante a faculdade de conhecer. Conhecer é sua faculdade; os conhecimentos se aprovisionam mediante esta faculdade. Mas conhecer revela duas coisas: o conhecido e o que conhece. Sempre que está a conhecer uma rosa; há três coisas, a rosa, o conhecido; o que conhece, você; e a relação entre os dois, o conhecimento.
De modo que conhecer pode ser dividido em três pontos, que conhece, o conhecido e o conhecimento. O conhecimento é como uma ponte entre os dois pontos, o sujeito e o objecto. Normalmente, o seu conhecimento revela só o conhecido; que conhece permanece sem revelar. Normalmente, o seu conhecimento vai em uma só direcção, dirige-se à rosa, mas nunca se dirige a ti. A não ser que comece a dirigir-se a ti, esse conhecimento te permitirá conhecer o mundo, mas não te permitirá te conhecer ti mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails