terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Viver a tristeza com total autenticidade


Viva sua tristeza com total autenticidade. E você ficará surpreso ao ver que uma porta miraculosa se abre no seu ser. Se você puder viver a sua tristeza sem nenhuma imagem de ser feliz, você fica feliz imediatamente, porque a divisão desaparece. Não há mais nenhuma divisão. “Eu sou a tristeza”. E não há nenhuma questão de algum ideal de ser algo mais. Assim não há nenhum esforço, nenhum conflito. “Sou simplesmente assim” e há um relaxamento. E esse relaxamento é graça, e esse relaxamento é alegria.Todo o sofrimento psicológico só existe porque você está dividido. Dor significa divisão e alegria significa, nenhuma divisão. Isso pode parecer paradoxal para si: se a pessoa estiver triste, como é que ela pode ficar alegre aceitando a sua tristeza? Irá parecer paradoxal, mas é assim. Experimente! Não estou a dizer (Osho) para tentar ser feliz; não estou a dizer isso, “Aceite a sua tristeza para que você possa ser feliz”. – Não estou a dizer isso. Se essa for a sua motivação então nada irá acontecer; você ainda estará a lutar. Você estará a olhar pelo canto do seu olho: “Tanto tempo já passou e eu aceitei até mesmo a tristeza, e estou a dizer ‘Sou a tristeza”, e ainda assim a alegria não está vindo”. Ela não virá desse jeito. A alegria não é uma meta, é um subproduto. Ela é uma consequência natural da integridade, da unidade. Apenas seja um com essa tristeza, por nenhum motivo, por nenhum propósito particular. Não há nenhuma questão de qualquer propósito. É assim que você é nesse momento, é essa a sua verdade nesse momento. E no próximo momento que você ficar zangado: aceite isso também. E no próximo momento você pode ser algo mais: aceite isso também.Viva de momento a momento, com tremenda aceitação, sem criar nenhuma divisão, e você está a caminho do autoconhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails