terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Doshas em desequilíbrio


Se você quiser saber como seus pensamentos foram ontem, olhe para seu corpo hoje. Se você quiser saber como o seu corpo será amanhã, olhe para os seus pensamentos hoje.
Deepak Chopra
Todos os pensamentos estão directamente ligados ao nosso corpo, pois somos
constituídos de corpo e mente, porém não existe separação entre um e outro,
essa separação foi uma ideia infeliz dos ocidentais, e o que queremos agora, é lembrar e viver como um todo.
Por isso o nosso corpo expressa a nossa mente, porém não estamos acostumados a perceber as coisas dessa maneira. Antes que qualquer doença surja, sinais de desequilíbrio aparecem, dando um aviso de que algo está errado e que você deve ficar atento. Como uma batida na porta. Mas estes sinais muitas vezes são ignorados porque não estamos atentos, ou são tão "normais" que nem nos damos conta. Coisas do tipo dor de cabeça, dor nas costas, cólica menstrual, nervosismo, tremedura, irritação, demasiado frio ou calor etc...
Cada um destes sintomas, tem haver com um determinado dosha e por consequência um determinado desequilíbrio. Estes são os sinais que indicam que algo não está bem e que você deveria prestar mais atenção aos seus hábitos, ao seu estado mental e a sua alimentação.
Para manter o equilíbrio, e com isso a saúde, é muito importante utilizar métodos de purificação, como nauli
(O nauli é praticado para fortalecer os músculos abdominais e para remover a preguiça do estômago, do intestino e do fígado), neti (Limpeza das fossas nasais), etc. Mas estas técnicas são as mais fáceis e superficiais que podem ser praticadas. O mais importante é a purificação das emoções, e quando se fala nesta purificação, não se fala somente a pequenos conflitos diários, uma raiva à toa, mas refere-se a
sentimentos e emoções que estão instalados no nosso subconsciente, e que nos fazem reagir de determinadas maneiras, repetindo sempre os mesmos condicionamentos. Para eliminar estes condicionamento precisamos ir mais fundo nas práticas de meditação como antar mauna ( Meditação silenciosa) e também praticar o yoganidra do perdão (Poder da auto-estima e do perdão). Além de trabalhar na meditação do anahata chackra, para realmente abrir e limpar o chackra do coração.

2 comentários:

  1. A yoganidra(Perdão) e o chacra do coração...esses com certeza tem que ser ativados e exercitados com mais frequência. Namastê.

    ResponderEliminar
  2. Pura verdade, então nos dias que correm, ainda mais, caminha-mos para uma sociedade cada vez mais individualista, mais egocêntrica, e mais hostil e cheia de rancor, de facto e um chackra essencial nos dias de hoje, muita paz. Sente-se uma falta de Amor por todo o mundo, parece que nem mesmo os acontecimentos catastróficos fazem as pessoas abrirem os seus corações.Abs.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails