sábado, 27 de março de 2010

A Arte da Mentira


Uma das aplicações estratégicas (Taekwondo) mais importantes é a arte do engodo, da enganação. A Natureza é pródiga em exemplos: a borboleta que parece possuir dois imensos olhos nas suas asas; o Baiacu, o peixe que incha todo, dobra ou triplica de tamanho quando é ameaçado; o Camaleão, que muda de cor dependendo do local em que esteja; o Gato, que se arrepia e arca o seu corpo, parecendo-se bem maior e mais feroz; os Cães, que procuram um latido mais alto e mais forte do que os seus companheiros. Qual a finalidade de todas essas mentiras? Evitar o combate! Na Natureza, as criaturas só combatem quando não existe qualquer outra alternativa, preferindo assustar o seu oponente ou fugir ele mesmo. O único ser que procura o combate, infelizmente, é o homem. Essa é uma das razões da existência das artes marciais: educar o ser humano para viver em paz, conseguindo controlar-se o suficiente para não se meter em confusão. Mas mesmo em combate, a arte da enganação é uma das armas mais importantes que o arsenal estratégico do artista marcial possui. Através desse artifício pode-se levar o oponente a acreditar numa coisa quando se está, a pretender fazer algo completamente diferente. Esse é o momento de se finalizar o combate ou, pelo menos, de se obter alguma vantagem.

3 comentários:

  1. Olá Via da Libertação,

    Muito bom o texto.

    Mas este aplica-se quase sempre a animais, ditos irracionais. Ora o homem, que se apelida a si mesmo de racional, e que é capaz de discorrer sobre as coisas, a vida e o mundo, e já chegou ao séc.XXI, deveria tentar compreender que mais mar para além daqueles que os nossos olhos alcançam.

    A confusão inicial, depois do Big Bang, só tomou alguma forma e sentido, depois de todos os elementos terem assente e começado a interagir uns com os outros. Foi graças a toda essa interacção (podemos ainda chamar-lhe cooperação)que toda a vida se formou e teve incício. Ainda hoje é assim. Quando os homens cooperam, as coisas fazem-se. Quando procuram sermais ou melhores que os outros e tentam fazer tudo sozinhos ou à custa da exploração de outros homens, vemos ao estado em que se chegou, quer a humanidade quer o planeta.


    Fazer da cooperação uma bandeira
    Ouvir o respirar da própria Terra
    Sentir a vibração da vida inteira
    É também for fim a tanta guerra

    Sentir o bater do coração e saber
    Que a vida é uma transcendência
    Que apela a manifestar-se o SER
    Que é da VIDA UNA toda a essência

    Um grande abraço

    José António

    ResponderEliminar
  2. FAUSTO
    GOSTEI MUITO DESSE TEXTO E FAZ PENSAR...QUE TENHA UMA LINDA PÁSCOA E TUDO DE BOM TE ACONTEÇA,ABRAÇO,CHICA

    ResponderEliminar
  3. Abraços a todas, e muita paz e sossego....

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails