sábado, 20 de março de 2010

Relaxar


Chama-se relaxamento o estado oposto à tensão, isto é, a ausência de contracções e esforços. Estando relaxados os músculos, os nervos que os comandam não transmitem mensagem alguma. Inactivos, como fios eléctricos desligados, por eles não transitam impulsos, possibilitando, assim, repouso aos centros nervosos. Nesta condição, os reflexos se acalmam. O corpo fica igual a um aparelho eléctrico desligado da corrente. Hoje é comum que, ao invés de comprimidos e injecções, o médico recomende: relaxe. Tem sido receitado para pessoas fatigadas,neuróticas,aflitas, com insónias, problemas cardíacos, dispépticos e convalescentes.
Nos casos de doença psicogénica (engendrada pela mente) é frequente o médico receitar: "Vá para casa. Nada de aborrecimentos. Descanse. Relaxe! "Relaxar é remédio eficaz.
Mas como é difícil! É muito mais fácil tomar certas poções abomináveis, ser picado por agulhas e engolir bolinhas. Sem o pertinaz treinamento não é possível relaxar. Digo-o (Pr. Hermógenes) para que o neófito, necessitado e de boa-fé, não venha a desanimar-se perante as dificuldades iniciais, que vai encontrar. A prática conjugada de técnicas predisponentes ao relaxamento é a maneira que de ajudar as pessoas "stressadas" a vencer tais dificuldades. Quem praticar toda série (Exercícios do livro "Yoga para Nervosos") não chegará mesmo a sentir qualquer obstáculo. Por outro lado, a contribuição das outras frentes yogaterápicas (filosófica, psicológica, fisiológica e moral) ainda mais facilitará a redução do eretismo generalizado do homem tenso e necessitado de repouso. Relaxar é afrouxar-se. É desligar-se. É abandonar-se. É derramar-se passivamente. Ausentar-se por uns instantes da ansiedade e da luta. Relaxar é economizar esforços. É despojar-se da normal e eficiente stressora auto-afirmação. Relaxar é gozar o repouso. É amolecer-se. É desfrutar os inefáveis prazeres do fazer absolutamente nada. Para um neurótico inquieto e ansioso, relaxar é difícil.

3 comentários:

  1. Olá,

    Tenho uma surpresa para você no meu novo blog:
    http//lumynart.blogspot.com/.

    Passe por lá para o ir buscar.

    Abraços,
    LUmeNA

    ResponderEliminar
  2. Convite
    O livro "Continuando assim...", foi maltratado...

    Resolvi por isso, e porque tanta gente não encontra o livro onde deveria estar (nas livrarias), recontar a história
    Lá no …. Continuando assim… www.continuandoassim.blogspot.com

    Vamos em metade da história, o livro reescrito, não está igual (nem poderia!) ao que foi editado.
    Obrigada a todos os que vão seguindo (pois só assim vale a pena).
    Um obrigada especial a quem ainda não conhece e chega de novo

    Uma reflexão em relação a todo este assunto entre livros, autores e editoras, e um conselho, se é que me é permitido:

    --- quando vos pedirem dinheiro para editar as vossas palavras, simplesmente digam que não ---
    BJ
    Teresa

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails