sexta-feira, 22 de maio de 2009

Compaixão


Somente a compaixão é terapêutica, porque tudo o que é doença no homem é causado pela falta de amor. Tudo o que está errado com o homem, está de alguma forma associado ao amor. Ele não tem sido capaz de amar ou ele não tem sido capaz de receber amor. Ele não tem sido capaz de compartilhar o seu ser. Essa é a miséria. Isso cria toda sorte de complexos internamente. Aquelas feridas internas podem vir à superfície de várias maneiras: elas podem se tornar doenças do físico e doenças mentais, mas no fundo o que o homem sofre é de falta de amor. Assim como o alimento é necessário para o corpo, o amor é necessário para a alma. O corpo não consegue sobreviver sem alimento e a alma não consegue sobreviver sem o amor. Na verdade, sem o amor a alma nunca nasce e nem há essa questão de sua sobrevivência. Você simplesmente pensa que tem uma alma. Você acredita que você tem uma alma devido ao seu medo da morte. Mas você não a conheceu a não ser que você tenha amado. Somente no amor a pessoa vem a sentir que ela é mais do que o corpo, mais do que a mente. É por isso que se diz que a compaixão é terapêutica. O que é compaixão? Compaixão é a forma mais pura de amor. No sexo, o contacto é basicamente físico, na compaixão o contacto é basicamente espiritual. No amor, compaixão e sexo estão misturados. O amor está no meio do caminho entre sexo e compaixão. Você também pode chamar a compaixão de prece. Você também pode chamar a compaixão de meditação. A forma mais elevada de energia é a compaixão. A palavra 'compaixão' é bela. Metade dela é 'paixão'. De alguma forma a paixão se tornou tão refinada que ela não é mais como uma paixão. Ela se tornou compaixão. No sexo, você usa o outro, você reduz o outro a um meio, você reduz o outro a uma coisa. É por isso que numa relação sexual você se sente culpado. Essa culpa nada tem a ver com ensinamentos religiosos, essa culpa é mais profunda que os ensinamentos religiosos. Numa relação sexual, enquanto tal, você se sente culpado. Você se sente culpado porque você está reduzindo um ser humano a uma coisa, a uma mercadoria para ser usada e jogada fora.

3 comentários:

  1. Oi Fausto!

    Toda vez que venho aqui tenho a sorte de me deparar com Osho, vi que vc coloca textos de outros iluminados, e gosto deles também, mas o Osho é da minha família, fala minha língua!

    Eu venho dizendo que um dos ganhos do auto conhecimento é a compaixão, que para mim, além de tudo que o Osho fala, é uma forma de compreensão elevada. Essa deveria ser a palavra usada para descrever o estado de lucidez!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. O amor eleva o ser humano a sua mais alta posição,
    é só atraves do amor que o ser humano se aproxima do criador.
    Bom Domingo

    ResponderEliminar
  3. Osho tem um discurso simples e directo, facilmente compreensível. Agradeço os comentários, e desejo um bom inicio de semana.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails