domingo, 7 de junho de 2009

Meditar ou Não Meditar?


As pessoas dão muitas razões para não praticar. Algumas dizem que não acreditam nos ensinamentos, outras que não estão preparadas ou não são capazes. Mas é um engano. Acreditando ou não em samsara, é aqui que estamos. Acreditando em karma ou não, nós o criamos. Acreditando ou não nos venenos da mente, eles estão lá. De que serve não acreditar nos remédios? Estando nós prontos ou não para praticar, a morte e a doença não esperarão. Por que não preparar? Por que não desenvolver a capacidade de ajudar a nós mesmos e aos outros? Estamos prontos para beber veneno, mas não para tomar remédio.
Não meditar, depois de recebermos os ensinamentos, é como comprar as nossas comidas preferidas, arranjá-las com muito gosto na cozinha e não comer. Morreremos de fome. Meditar é como comer: nossa despensa está cheia e nós partilhamos aquilo que juntamos.
Em vez de dizer, hoje não tenho tempo, meditarei amanhã; esta semana não tenho tempo, vou deixar para a semana que vem; este ano estou ocupado, faço no ano próximo, precisamos sentir a urgência de fazer nossa prática agora, não apenas hoje, não dentro de uma hora, mas neste exacto momento.

2 comentários:

  1. Estou um tanto defasada com relação à disciplina de uma técnica, mas se ampliarmos o significado de meditar para contemplar a vida e procurar estar presente, faço isso a todo momento.

    Obrigada pela visita!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Quem deseja colocar em prática os ensinamentos teóricos é muito útil fazer Meditação. Já cheguei a fazer 1h de Meditação e agora sinto que apenas 10m são suficientes.
    Depende do que desejamos alcançar!
    Um abraço

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails