sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Felicidade


Felicidade não é algo fácil de se acreditar. Parece que o homem não pode ser feliz. Se você falar sobre sua tristeza, depressão e miséria, toda a gente irá acreditar. Isso parece ser natural. Mas se você falar sobre a sua felicidade, ninguém acreditará em você - isso parece ser não-natural. Sigmund Freud, depois de quarenta anos de pesquisas a respeito da mente humana, trabalhando com milhares de pessoas, observando milhares de distúrbios mentais, chegou à conclusão de que a felicidade é uma ficção: o homem não pode ser feliz. No máximo, nós podemos fazer coisas um pouco mais confortáveis, e isso é tudo. No máximo, nós podemos tornar a infelicidade um pouco menor, e isso é tudo. Mas, feliz, o homem não pode ser. Isso parece ser muito pessimista, mas se olharmos para o homem moderno, veremos que é exactamente assim; parece que isso é um facto. Buda diz que o homem pode ser feliz, tremendamente feliz. Krishna canta canções sobre a felicidade suprema - satchitanand. Jesus fala a respeito do Reino de Deus. Mas como se pode acreditar em tão poucas pessoas, as quais podemos contar nos dedos, contra toda a massa, milhões e milhões de pessoas ao longo dos séculos, que permanecem infelizes, caminhando mais e mais em direção à infelicidade. Toda a vida dessas pessoas é uma história de miséria e nada mais. E depois vem a morte! Como acreditar naquelas poucas pessoas? Ou elas estão mentindo, ou elas estão enganadas. Ou elas estão mentindo por algum motivo, ou elas são meio malucas, enganadas pelas próprias ilusões. Elas devem estar vivendo para satisfazer um desejo. Elas queriam ser felizes e começaram a acreditar que elas eram felizes. Mais do que um facto, isso parece uma crença, uma crença desesperada. Mas como aconteceu dessas poucas pessoas se tornarem felizes? Se você deixar o homem de lado, se você não prestar muita atenção ao homem, então Buda, Krishna, Cristo irão parecer que são mais verdadeiros. Se você olhar para as árvores, se você olhar para os pássaros, se você olhar para as estrelas, então verá que tudo está vibrando em tremenda felicidade. Parece que a felicidade é a matéria-prima com a qual a existência é feita. E somente o homem é infeliz.

5 comentários:

  1. Sou feliz...
    mas nem sempre estou feliz.
    Nesses momentos trago para perto o SER...e mudando a energia analisando todas as experiencias como produtivas e caminho para a evolução,fico novamente em contentamento.

    Ao menos para mim resolve rsrsrs

    carinho
    Denise

    ResponderEliminar
  2. Há pessoas que não trabalham os pensamentos, deixando-se vagar por terrenos perigosos, onde não tem armas necessárias para sair vencedor.
    Há pessoas que se acomodam no pior, no comodismo, no nada.
    Há outras que se espalham nas facilidades exageradas, um materialismo excessivo que enfraquece o coração, e o coloca num processo de auto abandono!
    Felicidade é uma plantinha em nosso coração que precisamos regar, cuidar para que ela se torne a mais linda flor.
    É um presente que Deus, nosso Pai amado, nos deu, e que precisamos aprender a cuidar.
    Muitos filósofos partiram em busca da felicidade, mas os mais bem sucedidos foram os que a encontraram no seu interior.
    Vamos parar de culpar os outros, de nos apossar do que não é nosso, de querer tirar vantagens em tudo, de nos aproveitarmos do nosso amigo.
    Felicidade está onde existe paz interior.
    Assim como precisamos trabalhar para ganhar um salário, é preciso regar esta plantinha que se chama felicidade, sempre, para que possamos ter uma árvore frondosa no nosso interior.
    Quanto mais você alimentar a felicidade, mais livre você será.
    Autoria: Penhah Castro

    ResponderEliminar
  3. Meu amigo,

    A Felicidade é o direito primeiro de qualquer ser vivente. Deus não tem culpa da insatisfação humana, fonte de toda a sua infelicidade.

    Os homens e as mulheres são infelizes porque arruinam a sua saúde mental e física ao alimentarem a ganância, a ira, a raiva,a inveja.

    Amar continua a ser o Caminho.

    Um abraço longo de muita LUZ!

    Clo

    ResponderEliminar
  4. agradeço profundamente os comentários, e um excelente fim-de-semana, abraços.

    ResponderEliminar
  5. D: gostei bastante das tuas palavras...
    M.J.: adorei esse texto, de facto a felicidade que nasce plantinha, e que sabe um dia não se tornar numa árvore da felicidade ...
    C: Só o Amor nos trás felicidade, e nada mais, como disseste, Abraços, muita paz e tranquilidade interior - A todas mais uma vez.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails