segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que é conhecer como se livrar do ódio?


Quem se disciplina no Caminho, quando encontra condições adversas, deverá pensar assim: "Por incontáveis eras no passado andei por multitudes de existências, apegando-me à trivialidade e desprezando o essencial. Criei com isso inúmeras situações propícias ao ódio, à má-vontade e às acções não-saudáveis. Mesmo que nesta vida transgressões não fossem feitas, ainda assim os frutos das acções maléficas do passado se manifestariam. Nem os seres luminosos, nem os homens poderiam saber o que a mim está reservado. De boa vontade e com paciência aceitarei os males que a mim sobrevierem e deles não me lamentarei. Nos sutras é dito que não devo me agitar pelos males que surgem, pois, quando com inteligência as coisas são penetradas, os fundamentos da causalidade são conhecidos". Quando tais pensamentos surgem num homem, com a Inteligência ele estará de acordo, fazendo do ódio o melhor uso possível e colocando-o à serviço do Caminho.

2 comentários:

  1. Tanto a aprender .
    A principal atitude que tenho q fazer com que aconteça de forma natural é fazer tudo de forma consciente,não mais me permitindo ações automáticas.

    Muito grata por mais esse ensinamento
    Denise

    ResponderEliminar
  2. muito agradecido, e é sempre bem vinda, paz.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails