quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O que é o desejo de perfeição?


O desejo de perfeição consiste nisto: seja qual for a sua situação, ela nunca satisfaz. Nunca é como deveria ser, há sempre um senão. Você ainda fica a imaginar um estado melhor das coisas, melhores dias, melhores possibilidades. E fica a ansiar por elas. Você só pode abandonar a busca da perfeição se voltar ao passado e passar novamente pelo trauma do nascimento. Se você o reviver conscientemente, se recordar conscientemente aqueles dias no útero, o desejo de perfeição desaparecerá instantaneamente. O desaparecimento desse desejo é um grande alívio, porque só então você poderá começar a viver cada momento. Como você consegue viver com esse desejo de perfeição? Ele é a fonte de todas as neuroses. O homem que deseja ser perfeito, inevitávelmente torna-se um neurótico, porque não consegue estar aqui. Ele vive no futuro, que não existe. Não pode desfrutar o presente momento, só condená-lo. Não pode amar esta mulher, porque tem uma idéia da mulher perfeita. Não pode amar este homem, porque ele não é perfeito. Não pode saborear este alimento, esta refeição, esta manhã, nada mais o satisfaz, não pode satisfazer. Sua expectativa está sempre presente: ele está sempre comparando e sempre se decepcionar-se constantemente. O homem que vive com desejo de perfeição, tem a vida condenada. E a sociedade colabora com isso. Os pais, as escolas, os colégios, as universidades, os mahatmas , os sacerdotes, os políticos, todos colaboram para neurotizá-lo.

4 comentários:

  1. CARA CLAPS PRA VC CONCORDO CONTIGO EU TENHO ESSE DESEJO DE PERFEIÇÃO MAGREZA SER HIPER MAGRA TENHO 1,66 E ATUALMENTE TO COM 41KG EM 2006 EM AGOSTO EU CHEGUEI AOS 30 KG E AINDA NÃO EM ACHAVA PERFEITA RESULTADO FUI PARAR EM COMA 18 DIAS NO HOSPITAL. JÁ HOJE AINDA TENHO NEUROSE POR COMIDA SÓ COMO MACARRÃO SOJA E FRUTAS E VERDURAS MAIS NADA E NÃO EM ACHO PERFEITA RESUMINDO EU NUNCA T0O PLENAMENTE CONTENTE ISSO É MINHA NEUROSE

    =/

    ResponderEliminar
  2. A medida do TER nunca enche. Um desejo chama outro... nunca satisfaz. Abraços sublimes

    ResponderEliminar
  3. oi querido
    como podemos buscar a perfeição no outro se nem ao menos somos?
    abraços fraterno

    ResponderEliminar
  4. E: gostei do teu sarcasmo,mas chegar ao coma é de extremos, tu já és perfeita para quê chegar a esse ponto :)
    N: Estamos sempre em busca constante na vida pelo perfeito, desejamos sempre mais perfeição... mas para mim ela já existe em nós.
    J: Nos achamos perfeição no outro, quando somos conscientes da nossa perfeição, PAZ A TODAS E MUITO CARINHO.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails