sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

As Tentações dos poderes Espirituais


Um homem foi até Lin Chin e disse:
“O meu mestre é um grande médium. O que é que você tem a dizer sobre o seu mestre? O que é que ele pode fazer, que milagres faz?” Lin Chin perguntou:
“Que tipo de milagres o seu mestre tem feito?” O discípulo disse:
“No outro dia ele disse-me para atravessar o rio e ficar na outra margem, a segurar num pedaço de papel na mão. O rio era muito largo, quase dois quilômetros. Ele estava do outro lado do rio e começou a escrever com uma pena, e sua escrita apareceu no meu papel. Eu mesmo presenciei isso, eu sou testemunha! O que seu mestre é capaz de fazer?” Lin Chin disse:
"Quando está com fome, come, e quando tem sono, dorme.”O outro falou:
“Do que é que você está a falar? Chama-se isso de milagres? Todos fazem essas coisas!” Lin Chin respondeu:
“Isso é engano seu: ninguém faz isso. Quando você dorme, faz mil e uma coisas. Ao comer, pensa em mil e uma coisas. Mas, quando o meu mestre dorme, ele apenas dorme: não se mexe, não se vira, nem sequer sonha. Apenas o sono existe naquele momento, nada mais. E quando sente fome, ele come. Ele sempre está exactamente no lugar onde ele está.
”Qual o sentido de escrever de uma margem do rio para a outra? Isso é uma pura tolice. Apenas os idiotas se interessariam por isso. Qual o sentido? Um homem disse a Ramakrishna que o seu mestre era um grande homem, pois podia caminhar sobre a água. Ramakrishna respondeu que isso era idiota, pois ele podia ir até ao barqueiro e, em troca de algumas moedas, o barqueiro o levaria até o outro lado.
“O seu mestre é um tolo. Vá e faça-o perceber que ele não deve ficar a desperdiçar a sua vida com coisas tão simples.”
A mente está sempre a desejar algo. Mas a mente não é nada além disso; um desejo constante de que algo, ou alguma coisa aconteça.
Algumas vezes está a pensar em dinheiro, em ter mais dinheiro, em ter casas maiores, mais respeito, mais poder político. Então a mente volta-se para a espiritualidade, mas ela continua na mesma. Agora deseja ter mais poderes psíquicos, telepatia, clarividência e outras coisas do mesmo gênero. Mas a mente permanece a mesma, a querer mais, sempre mais. Continua no mesmo jogo. Agora é telepatia, clarividência, poderes psíquicos:
“Se você pode fazer isso, eu posso fazer mais que isso. Posso ler o pensamento das pessoas a quilômetros de distância.”
A vida em si já é um milagre, mas o ego não está pronto para aceitar isso. Ele quer algo especial, algo que mais ninguém faça, algo extraordinário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails