quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O Dia em que a Terra se Transformou em Ouro


Era uma vez um rei famoso pela sua caridade. As pessoas diziam: "Ao faminto ele dá alimento, aos sábios dá recompensa, ao nobre dá títulos e honrarias. De facto, ele nunca está cansado de doar."
Mas ele, na verdade, estava cansado de doar. Então pensou:
"Durante toda a minha vida tenho distribuído esmolas e recompensas. Quando terminará isso? Será que esta gente tem necessidades realmente ou continuam a vir simplesmente pela minha generosidade? Não são os mesmos rostos que eu vejo a usar sempre a mesma máscara de gratidão?"
Pensou muito e decidiu parar com este hábito. "Se devo doar, deveria ser apenas àqueles que estão mesmo necessitados. Já é hora de saber quem está realmente a precisar de alguma coisa, e para começar, devo descobrir quem é o homem mais pobre do meu reino", ele decidiu.
Assim pensando, mandou os seus ministros procurarem o homem mais pobre do reino.
Uma semana mais tarde, um ministro retornou e anunciou num tom de explorador bem sucedido:
"Meu Senhor, não longe daqui, dentro de uma floresta, há uma pequena colina. No topo dela está sentado o homem mais pobre da nossa terra - um mendigo. Ele não tem um tecto e sobre o corpo apenas alguns farrapos; vive de qualquer fruto que algum cortador de lenha se lembra de deixar a seu lado quando vai da floresta para casa."
"Existe realmente alguém assim em meu reino? Preciso vê-lo", disse o rei.
Montou a cavalo, partiu para a floresta, subiu a colina e achou o mendigo sentado, quieto, com os olhos fechados.
O rei teve que esperar um longo tempo. Quando o mendigo abriu os olhos, o rei disse:
"Eu sou rei desta terra. Entristece-me ver as condições miseráveis em que você está a viver. Quero que se vista bem; diga-me, que espécie de roupa prefere. Dhoti ou chapkan?" O mendigo sorriu, mas conservou-se calado. O rei disse outra vez:
"Gostaria de construir uma casa para si. Diga-me que espécie de casa desejaria possuir."
O mendigo sorriu outra vez, contudo não falou.
"Providenciarei para que lhe tragam alguma comida todos os dias. O que gostaria de comer?"
O mendigo sorriu, mas conservou-se completamente mudo. O rei começou a perder a paciência e gritou:
"Estou a falar com você, responda."
Bem devagar, mas docemente, o mendigo disse:
"Meu querido rei, você está errado. Eu não sou o homem mais pobre deste reino. Existe alguém mais pobre do que eu. Quanto a mim, apesar de parecê-lo, sou muito rico porque posso transformar a terra em ouro."
O rei ficou boquiaberto durante algum tempo e depois perguntou:
"Quem é o homem mais pobre que você? E, por favor, poderia me revelar o segredo de transformar a terra em ouro?"
O mendigo disse:
"Para conhecer estas coisas, você deve seguir um certa disciplina."
"Segui-la-ei" disse o rei entusiasmado.
"Durante o ano inteiro, todos os dias, você deve vir antes do sol nascer e, outra vez antes do por do sol e passar algum tempo comigo" disse o mendigo.
"Assim farei", disse o rei cheio de alegria, inclinando-se diante do mendigo.
E ele veio duas vezes por dia sem faltar. O mendigo raramente proferia alguma palavra, mas o seu sorriso encantador sempre falava de sua afeicção pelo rei. Fazia o rei sentar-se e meditar durante algum tempo.
Para o rei, a disciplina era um pouco embaraçosa nas primeiras semanas. Mas logo verificou que era uma mudança bem vinda das horas duras ou tensas da corte, onde estava sempre cercado de diplomatas, aduladores e gente descontente. Depois de alguns meses, ele começou a gostar tanto de suas visitas ao mendigo, que esperava ansiosamente pelo raiar da aurora e pelo entardecer.
O silêncio das montanhas, o sol nascente e poente que coloria a paisagem, a brisa que o abraçava com uma mensagem de liberdade, o canto dos pássaros nas florestas e, acima de tudo, a presença tranquila e irresistível do mendigo, aos poucos fizeram do rei um homem diferente. O pouco tempo que ele passava lá todos os dias exercia grande influência no resto de seu tempo e rotina.
O rei não percebeu quando um ano se passou. Nem mesmo quando vários anos se passaram. Mas, ao fim do terceiro ano, um dia, o mendigo, de repente, disse ao rei:
"Bem, parece que nos esquecemos das duas coisas que você queria saber sobre o homem mais pobre que eu e a respeito do segredo de transformar a terra em ouro. Você não gostaria de saber?"
O rei sorriu e replicou:
"Mas eu já não sei? Eu era o homem mais pobre do reino porque estava ansioso para possuir mais ouro e queria a todo custo, saber como transformar a terra em ouro. Agora acho que aprendi o segredo.

Quando me sento aqui ao alvorecer do dia e ao sol poente e me maravilho com os esplendores da natureza ao redor, quando as cores do céu estão salpicando a terra - nas nuvens debruadas de diamantes, em toda a criação de Deus - tudo me parece milhares de vezes mais maravilhoso do que ouro".

2 comentários:

  1. Caminheiro evolutivo
    Uma pessoa sábia encontra seu verdadeiro lugar no mundo, e vive de acordo com o que o destino lhe reserva. Sua força interior alimenta suas ações e todas as pessoas beneficiam com essas atitudes.
    A chama espiritual do ser humano espiritualmente espalha-se além de suas ações no mundo. Aquilo que é invisível e não possui substância física, não tem significação se não influenciar o aprimoramento das ações do homem e de outras pessoas. O sucesso vem para os humildes de alma e coração, que oferecem seus sacrifícios para maior benefício de outras pessoas no mundo.
    Que a força e a luz do Cristo que tudo permeia no Universo, posso envolver você e sua família neste Natal. E que esta energia perdure por ano de 2010.
    Feliz natal!
    Ano Novo de muitas realizações
    São os votos sinceros
    Sublimes abraços.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pela mensagem, é muito sentida. Retribuo da mesma forma desejando um Feliz Natal e Feliz Ano Novo para si, e para toda a gente que a rodeia, Paz.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails