quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Controlo da respiração


O objectivo básico do controle da respiração é o de transformar a respiração áspera ou pesada, numa respiração mais lenta e refinada. Uma vez que o corpo esteja imóvel e que a respiração esteja controlada, a mente naturalmente se tornará mais calma. Quando falamos de "controlar" a respiração, é importante lembrar que nós a controlamos simplesmente observando-a. Se tentar forçar a sua respiração para se tornar mais calma, você apenas causará mais problemas. A simples observação da respiração é o melhor modo de fazê-la ficar lenta e calma. As fontes chinesas geralmente reconhecem quatro tipos de respiração.
1. Respiração ventosa. Este tipo de respiração faz sons nas narinas.
2. Respiração irregular. Este tipo de respiração é quieto, mas é irregular e às vezes pára e começa.
3. Respiração não-refinada. Este tipo de respiração é quieto e regular, mas não é refinado. Não é tão confortável quando no quarto tipo de respiração.
4. Respiração correcta. Este tipo de respiração é quieto, regular, refinado, muito pacífico e agradável. Este tipo de respiração traz grande paz à mente e ao coração. Este quarto tipo de respiração é mais rapidamente atingido simplesmente observando a respiração.
Se tentar se esforçar a respirar ou a sentir-se de um certo modo, você provavelmente falhará. Controlar a respiração é obter domínio sobre as emoções. A respiração pode ser usada como um calmante natural. Respirar é viver. Respirar correctamente é viver melhor. Através dos exercícios respiratórios você aprende a renovar as energias, a obter vitalidade e bem estar emocional. Uma pessoa sadia normalmente inala e exala o ar 16 a 25 vezes a cada minuto. E efectua 24.480 trocas respiratórias por dia. Ao dormir respira-se de 8 a 12 vezes a cada minuto. No Hatha Yoga aprende-se a fazer de 5 a 8 trocas respiratórias por minuto. Isso tranquiliza o sistema nervoso. Uma respiração completa constitui-se de três fases: a abdominal ou diafragmática, a torácica e a subclavicular. Nascemos com a respiração abdominal. Basta observar um bebê. No entanto, muitos perdem esta respiração espontânea ao longo da vida seja por questões posturais ou emocionais. Aprender a respirar através do abdômen aumenta a sua capacidade respiratória e há uma melhora na saúde em geral. O diafragma é o músculo que divide o abdômen do tórax. Na aprendizagem da impostação de voz por actores, locutores e na arte do canto, ensina-se o domínio da respiração através do abdômen. O diafragma, por excelência, é o músculo da respiração. Numa respiração perfeita, inspira-se pelo abdômen e enche-se o tórax até atingir a região subclavicular (auto do peito). A expiração é o movimento inverso: auto do peito, tórax e abdômen. Na Respiração Abdominal para reaprender a respirar correctamente pelo abdômen, recomenda-se que comece a praticar os exercícios deitado ou sentado. Portanto, deite-se, dobre as pernas com os pés separados e próximos das nádegas. Coloque as mãos sobre a barriga, em cima do umbigo. Inspire, sentindo a barriga a subir e expire, sentindo o abdômen a descer. Se encontrar dificuldade, ponha um livro sobre o abdômen e brinque ao elevar e descer o livro várias vezes. Desta forma, você estará activando o diafragma. Depois de algum tempo, você fará este movimento sem o apoio do livro. A respiração estará correcta. Quando você conseguir a espontaneidade do movimento, a sua respiração será satisfatória e produzirá em você uma sensação de calma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails