sábado, 16 de janeiro de 2010

SHIVA (A sua iconografia)


Geralmente, esse Deus que completa a tríade hindu (Brahma, Vishnu e Shiva) é representado como um jovem. A sua icnografia é bastante rica:
* Ele aparece coberto por cinzas da piara fúnebre, mostrando que é o senhor da destruição.
* No pescoço, tem pendurada uma guirlanda de cérebros, mundamala, que representa a revolução dos anjos e os sucessivos surgimentos e desaparecimentos da raça humana.
* Na cabeça, leva o símbolo da lua crescente, demonstrando que o tempo é apenas um ornamento para ele. A lua representa o tempo, dado que os dias e os meses estão ligados as suas fases.
* A coroa de cabelos trançados da qual flui o rio Ganges, cujas águas representam jñana, o conhecimento.
* As cobras venenosas simbolizam a morte, mas, para Shiva são apenas decoração. Só ele pode engolir o veneno chamado halahala e assim salvar o mundo. Por isso, ele é Mrytiunjay, o conquistador da morte. As serpentes representam também a energia básica- semelhante à energia sexual – de todos os seres. Portanto, Shiva é o senhor da energia.
* O pé levantado simboliza a libertação. Ele dança sobre um demónio que representa a escuridão e o mal, estando, portanto, acima da ignorância. O Demónio Apasmarapurusa representa o ego a ser eliminado.
* A pele de tigre, que, por ser um animal feroz e devorar a sua presa sem compaixão, representa o desejo que consome os seres humanos, eternos insatisfeitos. Ao vestir a pele de tigre, Shiva demonstra que matou o desejo, sobrepôs-se a ele.
* A pele de elefante: como o elefante é um animal poderoso, usar sua pele implica que o Deus subjugou completamente os impulsos animais.
* Olhos e cabelos: o sol e a lua formam os seus olhos e todo o céu, o vento sopra, e forma o seu cabelo. Por isso, Shiva é chamado Vyomakesa, aquele que tem o céu e o espaço como cabelo.
* Shiva pode ser representado tendo de 2 a 32 mãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails