domingo, 14 de fevereiro de 2010

Sensações


Existem sempre três tipos de sensação: quando se olha uma bela paisagem tem-se uma sensação agradável. Quando se olha um corpo putrefacto, tem-se uma sensação desagradável.
Quando se olha um muro, ou uma cadeira, tem-se uma sensação neutra, ou indiferente. As sensações em si, não são agradáveis ou desagradáveis; a atitude de achar as coisas agradáveis é uma atitude mental de cada pessoa, atitude essa condicionada pela família, sociedade, costumes, cultura etc. As sensações são em número de seis. A sensação experimentada mediante o contacto do olho com as formas visíveis, dos ouvidos com os sons, do nariz com os odores, da língua com os sabores, do corpo e de seu revestimento (pele e
mucosas) com os objecto tangíveis; e as sensações experimentadas mediante o contacto do órgão da mente (manas) com os objecto mentais, isto é, ideias e pensamentos. Assim, todas as sensações, sejam elas de ordem física ou mental (objectivas ou subjectivas), estão enquadradas neste grupo. Desta forma, a faculdade mental (indriya) é apenas uma faculdade semelhante à visual ou auditiva, podendo, do mesmo modo que as outras funções, ser controlada e desenvolvida. Deste modo, os três tipos de sensação tomam-se dezoito, devido às seis portas de entrada que são: visão, audição, olfacto, paladar, tacto, mente (consciência).

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails