sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Alimentação Consciente


Qualquer actividade pode ser meditativa, se você prestar total e cuidadosa atenção no que está a fazer. Tome, por exemplo, um acto comum como o de se alimentar. O método da alimentação consciente consiste em prestar cuidadosa e total atenção a cada aspecto da experiência. Comece por se sentar imóvel, prestando atenção na sua respiração, observando a inspiração e a expiração. Quando sentir que chegou a um estado de tranquilidade, comece a comer.
Procure comer muito lentamente, dividindo cada movimento, para que
possa acompanhar cada nuance de sensação, som, sabor e gesto. Por exemplo, ao colocar o alimento na boca, faça isso numa velocidade que lhe permita observar o alongamento e a tensão dos músculos do braço e da mão, e a sensação da comida ou do garfo contra a pele. Evite a tendência de preparar automaticamente a garfada seguinte enquanto não terminar de engolir o alimento que está na boca.
Explore a natureza visual e táctil do alimento que está a comer. Se for
um alimento que possa ser comido com a mão, sinta a sua textura contra as pontas dos dedos, observe a sua forma, cor e contorno.
Ele é duro ou mole?
Áspero ou macio?
Leve a comida lentamente até a boca. Note o instante em que consegue
sentir o seu cheiro pela primeira vez. Se prestar atenção, vai notar que começou a salivar antes mesmo de ela chegar à sua boca. Tome consciência do primeiro roçar do alimento nos seus lábios.
A seguir, mastigue a comida lenta e deliberadamente. Observe a sensação de seus dentes mordendo-a. Registe o sabor, os sons, a infinidade de sensações criadas por cada mastigação. Mastigue muitas vezes, até o alimento se tornar uma papa em sua boca, e só coloque mais comida no garfo depois de engolir. Continue comendo com a mesma cuidadosa deliberação. Mantenha a calma e a concentração durante todo o processo.

2 comentários:

  1. Alimentar-se. Por si só ja é uma arte. A arte do prazer. Um prazer ao olhar cda cor do alimento que esta sendo ingerido. O sabor. A textura. Enfim,ao ter calma e tranquilidade para mastigar ou beber. Sentindo prazer. Estamos exercitanto nossa Paciência. Contribuindo para nossa Paz interior. A mais béla de tdas. Namastê.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário, comer é uma arte de facto, e até pode ser uma meditação, só que comemos muitas vezes sem sequer prestar atenção ao que comemos, fazendo de nós uns robôs automáticos da alimentação, que devoram a comida, como animais. Muita paz e felicidades.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails