terça-feira, 31 de março de 2009

Conhecer a mente


Não é o discurso que deveríamos querer conhecer: deveríamos conhecer quem discursou. Não são as coisas que foram vistas que deveríamos conhecer: deveríamos conhecer quem as viu. Não são os sons que deveríamos querer conhecer: deveríamos conhecer quem os ouve. Não é a mente que deveríamos querer conhecer: DEVERÍAMOS CONHECER QUEM PENSOU.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Paciência


Não há mal semelhante à ira, não há austeridade comparável à paciência. Impregnai-vos, pois de paciência, de vários modos, insistemente. Não se enfureçam com aqueles que vos prejudicam. Se assim agem, e se enfurecem com aqueles que vos prejudicam, Quando é que vão cultivar a paciência?

sábado, 28 de março de 2009

Do prazer á morte



Tal como não há deleite sensual Que apraza a mente daquele cujo corpo arde, Não há modo de agradar aos grandes compassivos, Enquanto nós próprios somos causas da dor do outro.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Sair da gaiola



O pássaro retratado nesta imagem está olhando para fora, do que parece ser uma gaiola. Não há porta; na verdade, as barras estão desaparecendo. As grades eram uma ilusão, e esta ave está sendo atraída pela graça, pela liberdade e pelo encorajamento das outras. Ela está abrir, as suas asas, pronta para voar pela primeira vez.
Quando surge a compreensão- de que a gaiola sempre esteve aberta e o céu sempre esteve ali para que nós o explorar-mos- pode fazer com que nos sintamos um pouco abalados de início. É natural sentir-se chocado, mas não deixe que isso desperdice a oportunidade para vivenciar a leveza de coração e a aventura que lhe estão sendo oferecidas ali mesmo, junto com a sensação de abalo.
Deixe-se levar pela delicadeza e gentileza desse momento. Sinta o bater de asas dentro de você. Abra as asas e seja livre.

Percepção pura


Tenham grande confiança, discriminação, conhecimento e compaixão. Respeitem os votos e samayas. Controlem o corpo, a palavra e a mente. Tenham um espírito e sejam generosos. Tenham uma visão pura e um sentido de autodomínio.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Contemplação da Mente Infinita


Não há palavras que possam descrever o júbilo da alma cujas impurezas são lavadas numa contemplação profunda - do que é Um com o Atmam, o seu próprio espírito. Só os que sentem esse júbilo, sabem o que É. Tal como a água se torna uma com a água, o fogo com o fogo, o ar com o ar, assim também a mente se torna uma com a Mente Infinita e assim alcança a liberdade final.

terça-feira, 24 de março de 2009

Espírito de compaixão


A meditação na bondade começa com os amigos e pessoas de quem se gosta e tem por natureza desejar que encontrem a felicidade. Alarguem-na gradualmente até incluir estranhos e mesmo os vossos inimigos. Habituando-nos à compaixão, irão gradualmente gerar um desejo espontâneo de libertar todos os seres sensíveis. Assim, tendo-vos familiarizado com a compaixão como base, meditem no espírito Bodhicita.

segunda-feira, 23 de março de 2009

O ganso nunca esteve no Interior !

O fundamental para ser compreendido é que tu não és a mente - nem brilhante nem escura. Se te identificares com a parte bela, é impossível não te identificares com a parte feia; elas são parte da mesma moeda. podes tê-la totalmente, ou podes rejeitá-la totalmente, mas não a podes dividir. Toda a ansiedade do homem reside no facto de ele querer optar pelo que parece belo e brilhante. Estar isento de escolha significa: a mente está presente e tem uma lado escuro e um lado brilhante - e então? Porquê preocupar-se com isso?
No momento em que não estás a escolher, todas as preocupações, todas as preocupações desaparecem. Uma grande aceitação emerge: a de que é assim que a mente deve ser, é esta a natureza da mente?

sexta-feira, 20 de março de 2009

Impermanência. Geshe Potowa diz:

Se queres utilizar uma única práctica do Dharma, meditar na impermanência é o mais importante. No início, a meditação na morte e impermanência faz-te abraçar o Dharma; no meio ela conduz-nos a uma practica positiva; no fim ela ajuda a que reconheças a identidade de todos os fenómenos.

Respiração - uma ponte para a meditação

Se fores capaz de fazer algo com a respiração, virar-te-ás subitamente para o presente. Se fores capaz de fazer algo com a respiração, alcançarás a fonte de vida. Se fores capaz de fazer algo com a respiração, poderás transcender o tempo e o espaço. Se fores capaz de fazer algo com a respiração, estarás no mundo e também para além dele.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Visão


Possa Deus, que no mistério da sua visão e poder transforma, a sua radiosidade branca numa criação multicolorida, de quem todas as coisas provêm e para quem todas retomam, conceder-nos a graça da visão pura!

Entrar na morte



A vida é uma peregrinação a caminho da morte. Logo desde o princípio, a morte vem a caminho. Desde o momento do nascimento, a morte começou a caminhar na tua direcção; tu começaste a mover-te em direcção à morte. E a maior calamidade que aconteceu à mente humana é que está contra a morte. Estando contra a morte, significa igualmente que se está contra a própria vida - uma vez que elas profundamente envolvidas uma na outra ; não são duas. A vida está a crescer, a morte é o seu florescimento. A viagem e o destino não estão separados - a viagem termina no destino.

terça-feira, 17 de março de 2009

Sem esforco







A natureza da mente é Buda desde o inicio.
Não tem nascimento nem cessação, como o espaço.
Quando reconheceres o real sentido da igual natureza de todas as coisas,
e permaneceres nesse estado sem procura (sem esforço),
isso é Meditação.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Engodo


No inicio, a riqueza faz-te feliz e invejado;
Mas por mais que tenhas, nunca parece suficiente;
No meio, a avareza aperta os seus nós à tua volta;
Não suportas gastá-la em oferendas ou caridade.
A tua riqueza atrai inimigos e forças negativas;
E tudo o que juntaste é consumido pelos outros.
No fim, a riqueza é um demónio que põe a tua vida em perigo.
Como é frustrante procurar riqueza apenas para teus inimigos!
Eu deitei fora este fardo esmagador que nos arrasta para dentro
do Samsãra.
Não quero mais deste engodo dos diabos.

sábado, 14 de março de 2009

Onde deixaste a tua bicicleta?

A mente é tão rápida que não conhece velocidade. É mais rápida do que a luz. A luz viaja a trezentos mil quilómetros por segundo; a mente é mais rápida que isso. Esta é a beleza da mente, e uma grande qualidade! Há que deixá-la ir depressa e mantém-te como observador. Observar a mente a passar depressa, com toda a velocidade. Desfruta disso! Desfruta esta brincadeira da mente, desfruta essa brincadeira da mente em corrida em direcção às estrelas, deslocando-se tão rapidamente de um sítio para o outro, saltando por cima da existência. Que há-de errado nisso! Deixe que seja uma linda dança. Aceite-a. Ninguém pode deter a mente! A mente pára um dia, mas ninguém a pode parar. A mente pára, mas não é por via do teu esforço. A mente pára a partir da sua compreensão.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Abrir o coração

O coração é a entrada sem portão para a realidade. Desloca-te da cabeça para o coração. Estamos suspensos pela cabeça. Este é o único problema. E só existe uma solução : desce da cabeça para o coração e todos os problemas desaparecerão. Eles são criados pela cabeça. E subitamente tudo é tão claro e tão transparente que se é surpreendido como se foi sucessivamente inventando problemas. Os mistérios prevalecem mas os problemas desaparecem. Os mistérios abundam mas os problemas evaporam-se.

Ridículo!


O sucessor de Sua Santidade Dalai Lama terá de ser aceite e escolhido pelo governo chinês, quando Sua Santidade de 73 anos partir.

Tibete livre ? Quando?


Fazem hoje 50 anos de ocupação chinesa no Tibete, o que se deverá ser do futuro do Tibete?

Há algo para além


Há algo para além da nossa mente e que habita em silêncio na nossa mente. É o supremo mistério que ultrapassa o pensamento. Apoiai a vossa mente e o vosso corpo subtil nesse algo, e não o apoieis em nenhuma outra coisa.

Mestre, esta vida, de onde provém ?


A vida vem do Espírito. Como o homem projecta uma sombra, assim também o espírito projecta uma sombra de vida, como sombra de outras vidas anteriores, uma nova vida entra no corpo. Assim como um governante chama os seus oficiais e lhes indica as cidades que devem governar em seu nome, assim também é o Prana, o poder da vida, que governa outros poderes vivos do corpo. O Prana vive nos olhos e nos ouvidos, e move-se pelo nariz e a boca.

quinta-feira, 12 de março de 2009

O fardo (da mentira) - cartas de Osho

A verdadeira vida de um homem é o caminho no qual ele se desfaz das mentiras que lhe foram impostas pelos outros. Desprovido das roupas, nu, ao natural, ele é aquilo que é. A mentira não pode transformar-se na verdade. Não existe maneira de transformar o não-essencial em essencial. O não-essencial permanece não-essencial, e o essencial permanece essencial -- eles não são convertíveis. Esforçar-se pela verdade só vai criar mais confusão. A verdade não precisa ser conquistada. Ela não pode ser conquistada, pois já está aí. Apenas a mentira é que precisa ser descartada.
Todos os anseios, propósitos, ideais e metas, todas as ideologias, religiões e sistemas de aperfeiçoamento, de melhoramento, são mentiras. Cuidado com tudo isso. Reconheça o fato de que do jeito como você é agora, você é uma mentira, resultado de manipulação, produzido pelos outros. A busca da verdade é de fato uma distracção e um adiamento. É a fórmula encontrada pela mentira para disfarçar-se.

Cinco princípios do Reiki

- Que hoje me deixe de me preocupar : que a minha mente esteja em paz ; -Que hoje não me zangue : que hoje esteja em paz ; -Honro todos os que conheço : eu honro os meus pais, os mais velhos, todos os amigos, e a mim mesmo ; -Ganho a vida honestamente : eu ganho a vida honestamente sem magoar ninguém e sem prejudicar o ambiente ; - Mostro gratidão por tudo o que vive : agradeço por tudo o que vive e por todas as situações, sejam elas quais forem, por terem constituído lições preciosas no meu crescimento e maneira de ver o mundo.

Oito circunstâncias intrusas

Perturbação pelas cinco emoções, estupidez, ser dominado por más influências, preguiça, ser submergido pelo efeito de passadas acções nocivas, escravidão doutros, procurar protecção dos perigos e prática hipócrita: Estas são as oito circunstâncias que não deixam liberdade.

Seis Máculas

Orgulho, falta de confiança, e falta de esforço, distracção exterior, tensão interior e desencorajamento: Estas são as seis máculas.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Mágico\Mago

Nada no mundo se adquire sem esforço, o quer que seja para aprenderem tem de se aprender da forma mais dura. Eu mudo os meus conceitos de vida de uma forma viável, por um processo de repetição. Tudo o que há-de novo na vida, como os conceitos de um mágico\mago que são intensivos, têm de ser repetidos até á exaustão, de forma a podermos-nos abrir para esses conceitos.

terça-feira, 10 de março de 2009

O riso do silêncio

A meditação não te conduz ao silêncio. A meditação apenas cria a situação na qual o silêncio acontece. E o critério deve ser este - sempre que o silêncio acontece, o riso entra na tua vida. A toda a tua volta, terá lugar uma celebração vital. Quando o silêncio é demasiado, torna-se riso. Torna-se tão transbordante que começa a derramar-se em todas as direcções. O silêncio está a rir, o silêncio está a dar flor. O silêncio e o riso são a chave - o silêncio interior e o riso exterior.

Meditação = Descontração

As meditações podem estar erradas. Por exemplo, qualquer meditação que te faça aprofundar na concentração está errada. Ficarás cada vez mais fechado, em vez de ficares mais aberto. Se estreitares a tua consciência, concentrares-te em qualquer coisa, e excluíres toda a existência, passando a estar orientado para um único ponto, cada vez mais tensão crescerá em ti. Daí, a palavra "atenção". Concentração, o próprio som da palavra, dá uma sensação de estado de tensão. A meditação é muito vasta e imensamente infinita, e em vez de concentração e antes descontração, quanto te mais descontríres, mais aberto e vulnerável te sentirás, menos rígido estarás.

Medo

Se um homem cavar um fosso entre si e Deus, esse fosso trar-lhe-á medo. Mas se um homem procurar o apoio do Invisível e Inefável, ficará liberto do medo.

A ponte

Há uma ponte entre o tempo e a Eternidade; e essa ponte é Atman, o Espírito do homem. Nem o dia nem a noite podem atravessar essa ponte, nem a velhice, ou morte ou o pesar. O mal ou o pecado não podem atravessar essa ponte, porque o mundo do espírito é puro. é por isso que, depois de atravessar a ponte, os olhos do cego vêem, as feridas dos feridos saram, e o homem doente recupera de toda a sua doença. Para aquele que atravessa a ponte, a noite transforma-se em dia; porque nos mundos do Espírito há uma luz que é sempiterna.

Criança

A mim me veio, pois, a palvra do Senhor, dizendo : Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que sísses da tua mãe, te consagrei e te constituí profeta às nações. Então lhe disse eu : Ah ! Senhor Deus ! Eis que não sei falar ; porque não passo de uma criança.

Grande Promessa Divina

Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.

Pensamentos positivos

Pensar « No futuro, mesmo se agir mal, não terá importância, porque posso me confessar depois», impedirá completamente a purificação, mesmo se nos confessarmos. Jetsun Mila diz: " Podem duvidar que a confissão possa purificar as acções negativas, mas, se os vossos pensamentos se tornaram positivos, vocês estão purificados"

Nãgãrjuna diz:





Alguém que agiu descuidadmente, mas que mais tarde se torna cuidadoso e atento, é tão belo como a lua brilhante emergindo das nuvens, como Nanda e An.gulimãla, Darsaka e Sankara. Nanda é alguém com um apego extremo que atingiu a libertação. Angulimãla é alguém com uma ignorância extrema que atinge a libertação. Darsaka é o exemplo de agressão extrema. Sankara é o exemplo de alguém com apego e cólera extremos.

A 7ª nobreza mais rica - a fé


Naqueles que não têm fé, nada de positivo crescerá, tal como de uma semente queimada nenhum rebento florescerá.

domingo, 8 de março de 2009

A meditação eleva

Haverá algo de mais elevado que o pensamento? Na verdade, a meditação é mais elevada que o pensamento. A terra parece repousar em meditação silenciosa; e a águas, e as montanhas, e o firmamento, e os céus, todos permanecem estar em meditação. Sempre que o homem alcança a grandeza nesta terra, ele tem a recompensa correspondente à sua meditação.

Ver com um coração puro

Quando os cinco sentidos e amente estão parados, e a própria razão descansa em silêncio, então começa o caminho Supremo. Esta firmeza calma dos sentidos é chamada Yoga. Mas deve-se estar atento, porque o o Yoga vem e vai. Palavras e pensamentos não o podem alcançar e não pode ser visto com os olhos. Como pode, então, ser apercebido, se não por aquele que diz: «Ele é»? A sua experiencia tem de ser percebida na Fé do «Ele é», e tem de ser apercebida na sua essência. Quando é apecebido como«Ele é», então ressalta a revelação da sua essência.

Oração de Sukahãvati

Sem um compromisso para o futuro, a partir de agora, não há purificação, Por isso faço o voto para o futuro, a partir de agora, De que, mesmo a custo da minha vida, não cometerei acções negativas.

Adiar o hoje para amanhã

A vida humana é como estar no curral do carniceiro: A morte aproxima-se a cada segundo. Se sem pressa adiam hoje para amanhã, tomem cuidado com lágrimas e remorso no vosso leito de morte!

Ensinamento

Abandonem as más acções. Pratiquem bem a virtude. Dominem a vossa mente. Este é o ensinamento do BUDA.

O Tama regressa ao Kami

" após a morte, do homem, a água e aterra que estavam nele tornam-se o seu cadáver que fica em baixo, mas a alma desvanece-se com o ar e fogo (...) As sua almas (...) ficam (...) no Japão e utilizam o reino dos mortos (e não o takama no hara.)

A criação da Terra e do Céu

"Quando o Céu E a Terra não eram separados (...) Eles formavam uma massa caótica como um ovo (...) A parte mais pura e mais clara foi extraída e formou o Céu, enquanto que o elemento mais pesado e mais grosseiro se depôs e formou a Terra (...) Foi por isso que o Céu foi formado primeiro e a Terra estabelecida depois "

A fé

De facto, sem fé é impossível agradar a Deus, portanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Palavra de Deus

Se permanecerdes em mim e as vossas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

Sannyasin

Olhar a vida do ponto de vista da auto-ignorância é sansara, o mundo. Olhar a vida do ponto de vista do autoconhecimento é sannyas.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Obstáculo

Os obstáculos são dificuldades para nossa Evolução!

As pessoas em geral tem o costume de pensar sempre unilateralmente e raras são aquelas que compreendem que os pontos de vista podem e são diferentes. Mas normalmente não é fácil manter-se calmo e equilibrado nos momentos mais difíceis e complicados que a vida nos oferece. Quando estamos bem, quando estamos saudáveis e com dinheiro, quando nossas relações estão em harmonia não ficamos preocupados com nada. Mas quando perdemos esta harmonia, nos distanciamos do nosso centro (Purusha) e então nosso ego (Ahamkára) começa a entrar em desespero causando preocupações.

Cohecimento

"O CONHECIMENTO, DA MESMA FORMA COMO AS PEDRAS, PODE LEVAR À CONSTRUÇÃO OU À DESTRUIÇÃO DO INDIVÍDUO!"

Obviamente que se associarmos arrogância, prepotência, orgulho, nome e fama, teremos uma mistura perfeita para a degradação e corrupção do indivíduo. Tudo isto faz parte do Ahamkára (Ego). Esta é uma modificação da mente, da qual Shri Maharishi Pátañjali comenta nos seus Yoga Sutras (I.5).

O nada

Buda escolheu uma das palavras que realmente trazem em si um grande potencial -- shunyata. A palavra inglesa, o equivalente inglês ´nothingness´ [nada], não é uma palavra tão bela. Por esse motivo é que eu gostaria de transformá-la em ´no-thingness´- porque o "nada" de fato não é exatamente um vazio: ali se encontra potencialmente o "tudo". Nele, vibram todas as possibilidades. Trata-se de potencial, potencial absoluto. Ainda não está manifesto, mas tudo está contido ali. No princípio é natureza, no final é natureza. Então, por que criar tanta confusão no meio do caminho...? Por que ficar tão preocupado, tão ansioso, com tantas ambições, no meio do caminho -- por que criar tamanho desespero? Toda a jornada é do nada ao nada.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails